Chamado de Pastor

Picture
Comumente pastores habituam-se a serem pessoas solitárias, por vocação. Conheço muitos pastores que têm amigos de verdade, e, no entanto, têm forte tendência à solidão! A maior parte deles vive se remoendo, enquanto lutam com seus problemas interiores, sem poder encontrar um amigo de confiança com o qual desabafar. Não podem conversar sobre suas dificuldades e conflitos com os membros da igreja; e sequer com os demais obreiros. Desabafam com Deus, enquanto suprimem o coração em lágrimas em seus momentos de solidão. Em um momento rodeado de colegas ministeriais e aplausos, noutro um simples solitário trancafiado em seu quarto de oração.Por outro lado, o líder em evidência se põe perante os demais colegas ministeriais como gente de esfera superior, que não precisa da ajuda de ninguém, como super-homem, intocável, impecável – isto mesmo, no sentido de que nunca peca – inviolável e que sabe superar seus problemas. Perante seus amigos e colegas tem uma imagem colorida de sucesso e poder – mas tais pastores são pessoas ímbeles, débeis, fracas, e esquecem que o poder de viver integralmente a vida cristã reside na dependência de Deus e na força de seus amigos.Pastores são como águias que voam sós e vivem nos céus distantes – acima dos problemas – mas cheios destes. Deveriam agir como águias quando a sós com Deus, e quais ovelhas de um rebanho a viver ao lado dos demais.Eis a razão porque os pastores aprendem a padecer calados. Choram aos pés do Senhor confessando suas faltas. E gostariam de ter um amigo por perto. Mas, desabafar a quem? Arredios e acostumados a serem traídos, inteligentemente se calam. E sofrem.São num todo, uma multidão de guerreiros anônimos que diligentemente entregam-se sem reservas ao reino, voltam suas vidas ao chamamento de Cristo. Há um preço abissal a ser pago pela chamada de Deus. “Quando o apesentar do fardo paira sob os nossos ombros é que compreendemos porque os nossos líderes choravam tanto”

Atendimento Pastoral

Picture
Parte divina – “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor”. (Is 11:2)
Parte humana – “Onde não há conselho os projetos saem vãos, mas, com a multidão de conselheiros, se confirmarão”. (Pv 15:22)“Não havendo sábia direção, o povo cai, mas, na multidão de conselheiros, há segurança”. (Pv 11:14)
“Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho”. (I Pe 5:2,3)

O QUE É ACONSELHAMENTO PASTORAL?Aconselhar é como guiar um cego, ele sabe o que quer, mas não sabe como chegar lá. Assim, o papel do conselheiro é ajudar alguém a chegar a algum lugar, sempre à luz da Palavra de Deus e dum compromisso com as questões eternas.
“O papel do conselheiro é como de um clinico geral, que quando não resolve o problema, encaminha para um especialista” (CRS)
“A igreja é um hospital, Jesus é o medico dos médicos. A Palavra é o remédio. Nos pastores somos apenas enfermeiros. O segredo do sucesso do tratamento está em seguir a receita e saber dar a dose certa”.
D. Atendimento Pastoral é uma questão de EMPATIA (PHATOS, PAIXAO, PATOLOGIA). Aqui o eixo é mudado, não há espaço para o egocentrismo, pois numa visão antropológica o foco é o OUTRO, pois no amanhã nós poderemos ser o OUTRO. Isto resgata o valor da SOLIDARIEDADE em detrimento dessa DESUMANIDADE que assola o mundo.E. Precisamos voltar ao um principio básico: “O Gabinete Pastoral é uma extensão do nosso púlpito!”. Tudo é importante, agenda, construção, administração, mas o Gabinete do Pastor também é lugar de cura e até de milagres. Mesmo sabendo que diante de algumas situações teremos que reconhecer a nossa limitação, confiamos na suficiência da GRAÇA de Deus, que opera em nós e através de nós.F. Ë seguir o exemplo de Jesus. O Mestre amado fez isso com:A mulher samaritana no poço de Jacó – João 4Pedro após a ressurreição – João 21:15Os Apóstolos por diversas vezes – João 14 e 16Com a mulher de fluxo de sangue e com Jairo – Marcos 5:21. O Mestre parou a multidão para atender apenas um ser que estava sofrendo as angustias e as perdas dessa vida.Ø “Atender é parar as multidões dos nossos projetos, correria, reuniões, viagens e dar atenção a quem precisa”.

PENSE: Será que estamos mais ocupados que Jesus? Ou nos achamos tão importante que não dá parar? E se a doença chegar, e a morte, não nos pára?OBSERVE: Ninguém está definindo o Atendimento ou aconselhamento pastoral como um atendimento especializado nas áreas social, jurídica, psicológica, emocional, medica, mas como uma orientação espiritual, no sentido de que é o Espírito Santo que nos guia na direção certa, sob os mais diversos assuntos: espiritual, emocional, familiar, profissional, psicológico, medico, sem desprezar a ajuda ou o encaminhamento para outras áreas do saber, da ciência ou mesmo da fé (libertação).