O CESTO DO AGRADECIMENTO

Picture

UM DESAFIO A QUEM PRECISA DE UM MILAGRE

Conta certo provérbio hebraico, que DEUS, diariamente nos envia aqui a terra, pela manhã muito cedo, por volta das seis horas da manhã, dois anjos que trazem dois grandes cestos. 

O primeiro cesto vem apanhar todos os pedidos que são solicitados. Já o segundo cesto vem apanhar todos os agradecimentos. 

O primeiro anjo, o que faz o transporte dos pedidos, antes das sete horas da manhã, já retornava ao céu com os dois cestos cheios de pedidos, não possuindo os cestos espaço para ser colocado nem mais um único pedido sequer. 

O segundo anjo, porém, passava o dia todo aqui na terra tentando apanhar os agradecimentos, mas, apesar de trabalhar durante todo o dia, voltava ao céu por volta das dezenove horas, não conseguindo encher nem metade do primeiro cesto. 

O fato era que, como os cestos com os pedidos eram muito cheios, as respostas demoravam de chegar até aqueles que os fizeram, porém os que colocavam os seus bilhetinhos no cesto do agradecimento eram atendidos mais rapidamente por estarem os mesmos mais vazios.

Em que cesto você tem colocado os seus bilhetes para Deus?

Tenho observado que geralmente as pessoas passam a vida inteira à procura do anjo que carrega o cesto dos pedidos e vivem depositando os seus bilhetinhos nos seus cestos, enquanto Deus está a procurar os mesmos no cesto do agradecimento para abençoá-la mais rapidamente, porém não encontra um sequer.

E um dos maiores milagres da bíblia que foi a ressurreição de Lázaro, que já estava morto havia quatro dias, Jesus não orou pedindo pela ressurreição do morto e sim diz a palavra; 41... E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. 42 Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. 43  E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. 44 E o defunto saíram, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.  

QUERO CONVIDÁ-LOS A UM DESAFIO; ESCREVA NA PÁGINA PRINCIPAL DESTE SITE, UM BILHEITINHO PARA DEUS, APENAS AGRADECENDO, NÃO PEÇA ABSOLUTAMENTE NADA, E DEPOSITE UMA OFERTA DE AGRADECIMENTO PARA AJUDAR A OBRA DESTE MINISTÉRIO. ESTAREI LEVANDO O SEU BILHEITE AO MONTE E APRESENTANDO A DEUS, E VERÁS O QUÃO RAPIDAMENTE VOCÊ SERÁ ATENDIDO(A).

 

BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA 1812-0
CONTA CORRENTE 11047-7

Cordialmente, Bispo Natan Silva.

 Que Deus os abençoe.

 


Fira-me o Justo

Picture
  “Fira-me o justo, será isto uma benignidade; e repreenda-me, isso será como óleo sobre a minha cabeça; não recuse a minha cabeça…” – Salmo 141:15


         Deus não quer ver seu povo doente e nem sofrendo, mas há uma espécie de ferida que produz cura, e esta deve ser praticada entre os crentes em geral. Ao dizer; “fira-me o justo”, Davi não falava sobre uma ferida física, e sim emocional. Referia-se ao desconforto (e até mesmo dor) produzido pela repreensão. E, apesar de se referir a algo aparentemente ruim, ele menciona as bênçãos provenientes deste ato: “e me será por benignidade, será como óleo sobre a minha cabeça”.
         Todos precisamos ser ministrados através de outras pessoas, e isto envolve não apenas ouvir palavras amáveis de encorajamento, mas também palavras firmes de repreensão e correção! Moisés foi um homem que ouvia a Deus tão claramente, que tinha revelações poderosas sobre grandes e pequenos detalhes concernentes à condução do povo de Israel… no entanto, precisou ser corrigido por seu sogro, e aprendeu dele a importância de se trabalhar com grupos de liderança (Ex.18).
         Isto me fez questionar varias vezes: se Deus falava sobre tanta coisa diretamente com Moisés, porque não falou acerca disto? Na verdade falou, mas não diretamente. Deus usou Jetro para que Moisés soubesse que por maior que fosse sua intimidade com Ele, por maior que fosse sua sensibilidade de ouvir a voz divina, ainda assim ele necessitava de pessoas que pudessem corrigi-lo e instruí-lo, pois ninguém é perfeito ou completo. Todos precisamos de pessoas que possam nos ministrar.
         A Bíblia diz que aquele que se isola insurge-se contra a verdadeira sabedoria (Pv. 18:1). Ninguém pode viver sozinho recusando-se a ouvir outros. Conta-se uma história acerca de um pastor de uma igreja tradicional onde em  um culto Deus deu-lhe uma experiência inusitada e que serve para esclarecer bastante este princípio. No fim de um culto abençoado, o Senhor começou a se mover entre no meio da igreja e ele estava muito à vontade para fluir no Espírito; recebeu do Senhor algumas palavras proféticas e as comunicou às pessoas a quem eram dirigidas. Não o fez de púlpito, desceu até cada uma delas e lhes falou algo da parte do Senhor. Quando voltou à plataforma, segundo ele, teve uma visão com uma irmã que tinha ido à frente no apelo; e a viu com uma trombeta de ouro em sua mão direita para tocar, mas naquele momento em que o fazia, refletindo insegurança, ela punha sua mão esquerda na frente do instrumento, reprimindo assim seu som.
         Enquanto ele refletia tentando entender o significado do que Deus o mostrava, pois, entendendo ele que muitas visões eram simbólicas, o Espírito falou claramente no seu íntimo: “ela tem uma mensagem da minha parte, mas está insegura e com receio de falar. Vá a ela e diga que fale a minha palavra!” Prontamente foi até a ela e lhe disse o que o Senhor lhe havia dito. Encorajou-a a falar o que havia recebido. Ela, muito impressionada, olhou diretamente nos seus olhos e falou; “É verdade, pastor, e esta irmã ao lado é minha testemunha de que Deus me deu um a palavra e eu estava receosa, de comunicar, mas agora sei que devo faze-lo. E a palavra é para você!” Ele quase caiu de costa! Ela com muito amor e carinho disse-lhe que seu receio se dava ao fato de ela não se ver no direito ou posição de tentar lhe instruir, pois ele tinha autoridade sobre a vida dela e não o contrário… mas ela o via errando em relação a uma Palavra de Deus que ele havia recebido por ocasião do seu estabelecimento no ministério, e, de fato, Deus a usou para que ele consertasse algo em sua vida!
         Depois disto começou a pensar comsigo mesmo e achar até divertido o ocorrido. Deus o pegou de jeito. Ele não tinha como não ouvir aquela irmã depôs da palavra que lhe havia dado! Então ficou pensando na burocracia toda da coisa. Dizia para Deus: “O Senhor não podia ter falado direto comigo sobre o assunto? Porque falar comigo que outra pessoa tinha uma mensagem, para no fim a mensagem voltar para mim mesmo?” E em meio a este questionamento, o Senhor lhe disse que queria ensina-lo a ouvir outros, a se deixar ser corrigido quando necessário … e jamais esqueceu disto!

Feridas de Amor          A Bíblia fala mais sobre este tipo de “ferida” que o justo deve praticar em relação àqueles que ama:

“Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto. Fiéis são as feridas dum amigo, mas os beijos dum inimigo são enganosos.” – Provérbios 27:5,6

         Muitas pessoas agem com falsidade, preferido a dissimulação e o fingimento do que a franqueza e sinceridade da repreensão. Mas as Escritura Sagradas declaram que a repreensão aberta (fruto de amor sincero de uma pessoa franca) é melhor do que o amor encoberto (que não se manifesta por nunca ter coragem de falar a verdade).
         Precisamos aprender a falar a verdade em amor. Adular não leva a lugar algum e impede o crescimento espiritual de todos.

“O que repreende a um homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com língua”. – Provérbios 28:23

         A verdade deve ser dita. Pessoas que amam devem corrigir e repreender seus amados. As feridas de amor (provocadas pela repreensão) são mais valiosas que os beijos da falsidade (do fingimento de quem não quer contrariar ninguém). Os apóstolos Paulo e Pedro viveram juntos um a experiência forte neste sentido (Gl. 2:11-16). Paulo repreendeu Pedro diante de todos por estar agindo de modo errado quanto ao jeito de se relacionar com os crentes gentios.

Dever do Cristão          Repreender não é apenas dever do pastor (no púlpito ou em aconselhamentos e disciplinas). Cada cristão tem a incumbência de faze-lo. Jesus declarou: “se teu irmão pecar contra ti, repreende-o …” (Lc.17:3).
         Há momentos em que os líderes terão que se posicionar com autoridade para repreender, pois Paulo instrui a Tito: “Exorta e repreende com autoridade” (Tt. 2:15). Porém, não quer dizer que esta ação deva se limitar somente aos líderes. Todo crente deve aprender a corrigir seu irmão(ã) quando este falhar.

“Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente a cada dia, durante o tempo que se chama hoje, a fim de que ninguém se endureça pelo engano do pecado.” – Hebreus 3:12,13

Quem Pode Repreender          Quando encorajamos os irmãos a praticarem o princípio de repreensão e correção, corremos o risco de sair de um extremo e ir a outro. Embora não é qualquer um que, dentro da igreja, pode chegar e repreender alguém; é necessário ter certa maturidade para isso. Há alguns critérios bíblicos para tal, e entre eles Paulo destaca dois importantes: bondade e conhecimento.

“Eu, de minha parte, irmãos meus, estou persuadido a vosso respeito, que vós já estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento e capazes, vós mesmos, de admoestar-vos uns aos outros.” – Romanos 15:14

         Uma pessoa cheia de bondade é bem diferente de uma cheia da amargura. A amarga, não corrige, briga com todo mundo! Mas repreender é algo que se faz com um coração cheio de bondade; portanto, somente um crente em tal condição é capaz de ferir o justo em seu benefício. Caso contrario, será prejuízo.
         Também é necessário conhecimento bíblico, experiência de vida cristã. Uma repreensão é sempre seguida de conselho, mostra não apenas o erro em si, mas aponta a forma correta de comportamento. Não deve ser fundada meramente na opinião de alguém, mas na Palavra do Senhor.
         O apóstolo Paulo deixa claro que não é qualquer um que tem a capacidade de se exercitar nesta prática, mas que os que estão cheios de bondade e conhecimento já se encontram prontos para isto.

A Forma de Fazê-lo          Vimos quem pode repreender a seu irmão quando este se encontra em erro, e agora quero lançar algumas bases bíblicas sobre a maneira correta de faze-lo:

  • Como a filhos amados:
“Não escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas para vos admoestar, como a filhos meus amados.” (I Co.4:14).
  • Em espírito de mansidão:
“Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado.” (Gl.6:1).
  • Com sensibilidade para tratar com cada caso:
“Exortamo-vos também , irmãos,, a que admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, amparai os fracos e sejais longânimos para com todos.” (I Ts.5:14).
  • Não como inimigo, mas como irmão:
“Todavia, não o considerais com inimigo, mas admoestai-o como irmão.” (II Ts. 3:15) .

Nossa Atitude          A Bíblia compara o ato de repreender ao de ferir, porque é exatamente isto que ele causa em nossa alma: dor. Nossa natureza humana é egocêntrica, auto-suficiente, orgulhosa. Se não nos deixamos ser tratados por Deus, não teremos um coração ensinável. Meu propósito não é tanto o de ensinar os crentes a corrigirem uns aos outros como o é de ensina-los a aceitar a correção!
         Como pastor estou constantemente tendo que exercitar a pratica da admoestação, e vejo como é difícil (mesmo quando alguém reconhece seu erro) uma pessoa “engolir” aquele momento. Olho para minha própria vida e para os momentos em que eu mesmo tenho sido repreendido, e reconheço: não é fácil. Nosso íntimo reage. Mas precisamos apreender a ter um espírito ensinável, um coração que se sujeita à ministração de Deus através dos irmãos:

“Sujeitando-vos uns ao outros no temos do Senhor.” – Efésios 5:21

         É de suma importância que nos conscientizemos do papel da correção e repreensão dentro da casa do Senhor. O livro de Provérbios nos dá vários conselhos acerca da forma errada e correta de vermos a repreensão:

  • O que abandona a correção erra (Pv. 10:17).
  • O que odeia a repreensão é estúpido (Pv. 12:1).
  • O prudente é ensinável , pois se abre para a correção (Pv. 17:10).
  • O que atenta para a repreensão, lucra com isso! (Pv 25:12).

CONCLUINDO
         Precisamos apreender a ouvir a repreensão. Por mais desconfortável que seja no momento em que recebemos, devemos lembrar que depois ela produzirá cura e restauração:

“Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porem de tristeza; mas depois produz fruto pacífico de justiça nos que por ela têm sido exercitados.” – Hebreus 12:11

         Precisamos aprender a repreender nossos irmãos quando estão em erro. Tenho conhecido tantas pessoas que assistiram verdadeiros desastres na vida de outros que lhes eram queridos, mas não quiseram falar nada para não de indisporem, para não comprometerem o relacionamento!
         O problema não é falar a verdade, e sim a forma como o fazemos. Se falamos a verdade em amor, seremos melhor recebidos. Se o fizermos num espírito altivo, haverá problemas. Mas ainda assim, a repreensão será uma ferida. Trará tristeza momentânea. Porém, a cura que dela brotará estará continuamente dizendo: valeu a pena!
         Precisamos aprender a ser corrigidos. Creio que devemos orar ao Senhor e pedir-lhe um coração ensinável. E por outro lado, além de aprendermos a ser corrigidos, devemos aprender a corrigir. Não podemos assistir o erro e permanecer quietos.
         Devemos, por amor ao Corpo de Cristo e obediência à Palavra, corrigir. Confrontos são inevitáveis em qualquer tipo de relacionamento, e na igreja não será diferente. Paulo confrontou Pedro, Barnabé e outros em público, e haverá momentos em que nós teremos que fazer algo semelhante. Portanto, penso que devemos nos preparar em oração para isto também.
         E depois de aprendemos a ser corrigidos, penso que devemos ensinar nossos filhos, discípulos e liderados a fazerem o mesmo… Que o Senhor nos ajude!


Seja Um Póspero Investidor

Picture

1 Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo. 2 Reparta o que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra. 3 Quando as nuvens estão cheias de água, derramam chuva sobre a terra. Quer uma árvore caia para o sul quer para o norte, onde cair ficará. 4 Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá.
5 Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado no ventre de uma mulher, também não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas. 6 Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas” (Ec 11.1-6).

Investimento na Bíblia, depende mais do que somos, do que daquilo que temos. Os cristãos da Macedônia, no meio de severa tribulação e extrema pobreza, com alegria transbordaram em rica generosidade. Deram tudo quanto podiam, e além do que podiam. Por iniciativa própria insistiram em participar da assistência aos cristãos pobres da Judéia. O mais interessante, é que eles se entregaram primeiramente ao Senhor, antes de qualquer outra coisa (2 Co 8.1-5).

Vamos entender versículo por versículo.
1 Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo.  Aplique o que você tem para obter o que não tem (v.1). Nos tempos bíblicos, o comércio acontecia em grande parte pela via marítima. Os comerciantes enviavam suas mercadorias por navios, para depois de muitos dias terem o retorno do lucro. Mas esse verso também pode significar lançar a semente em terrenos com água, para se obter depois a colheita. Um bom investidor não teme correr o risco de fazer aplicações, pois essa é a única maneira de obter mais do que aquilo que já tem.

2 Reparta o que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra. Reparta enquanto tem para receber quando não tiver (v.2). O verso diz que devemos repartir o que temos com muitas pessoas, pois um dia poderemos não ter, e aqueles que ajudamos hoje, poderão nos socorrer amanhã. O generoso prospera e será abençoado (Pv 11.24-25; 22.9). Precisamos crescer na alegria de dar (At 20.35). Tudo o que retemos que poderia ajudar alguém, torna-se um erro grave de nossa parte. Se todos dessem daquilo que lhes sobra, todos estariam satisfeitos.

3 Quando as nuvens estão cheias de água, derramam chuva sobre a terra. Quer uma árvore caia para o sul quer para o norte, onde cair ficará. 
Considere sempre a lógica da vida (v.3). A fé cristã não ignora a lógica da vida. Muitos cristãos agem sem bom senso e atribuem isso à fé. Mas a fé não subestima a razão. Nuvem carregada derrama chuva. Árvore caída, morre. Considere sempre a lógica das coisas, pois assim se vive melhor. Quem investe, tem retorno. Quem não socorre, não será socorrido quando estiver precisando. Quem planta colhe. Quem age com prudência, evita muitos males.

4 Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá.
Seja generoso como as nuvens e as árvores (v.3). As nuvens se desmancham em chuvas que servem ao lavrador, aos animais e aves do campo, e sobretudo a nós humanos. As árvores dão frutos, sombra, madeira, e beneficiam nosso clima e temperatura. Que nenhum de nós seja como nuvens sem água ou como árvores estéreis ou mortas que não dão frutos (Jd 12). Não seguremos as coisas com muita força. Deus nos deu para darmos. Não sejamos como o mar morto que só recebe.

5 Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado no ventre de uma mulher, também não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas.
Considere sempre as possibilidades remotas (v.3). Devemos ocupar a mente com coisas boas e pensar sempre no melhor. Mas, se queremos ser realistas, não podemos deixar de levar em conta que coisas desagradáveis podem acontecer também comigo e com você. A Bíblia diz que devemos ficar preparados para o dia mau (Ef 6.13). Nunca se sabe quais nuvens trarão tempestades. Por isso, é bom se preparar sempre. A árvore que nos oferece frutos, um dia pode cair. Suas limitações requerem que você viva pela fé (v.5). Não sabemos de tudo sobre tudo, nem se espera que assim seja. Mas, exatamente por isso, devemos depender ainda mais de Deus, pois não sabemos como ele vai agir em determinada situação. Investir, arriscar, e ser lógicos, deve juntar-se à fé em Jesus. Até porque sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). Pouco adianta aplicar, repartir, ponderar, e correr riscos, se a confiança em Deus não estiver em primeiro lugar.

6 Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas” (Ec 11.1-6).
Corra riscos com vistas na colheita (v.4). O ditado popular nos ensina dizendo: “Quem não arrisca, não petisca”. Nunca tudo estará sempre favorável. Há sempre algo indefinido, defeituoso, inseguro, duvidoso, arriscado, incompleto, e assim por diante. Se ficarmos esperando para termos certeza que tudo vai funcionar, nunca faremos nada. Se o lavrador ficar apenas observando o vento e as nuvens, nunca plantará e conseqüentemente nunca colherá. Corra riscos se quiser ir mais longe. Invista sempre. Nunca fique à toa (v.6). Acho interessante que essa passagem bíblica que estamos considerando, manda aplicar, investir e repartir, mas diz também que não devemos deixar de produzir. Caso contrário, logo não teremos mais para repartir. Nada de omissão ou acomodação, mas sim produção. Como não temos garantia de que o que plantamos frutificará, devemos plantar sempre e cada vez mais. Que Deus nos ajude a sermos prósperos investidores.

Que Deus nos abençoe



A ÚLTIMA IMPRESSÃO É A QUE FICA

Picture


    Porque será que acreditamos em certas mentiras? Por exemplo, há uma propaganda de perfume que insiste em incutir em nossas mentes a seguinte idéia: "A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA!" 

    Pela nossa experiência de vida, sabemos que isso é mentira, mas, a gente sempre acaba comprando o perfume e, pior ainda, "compramos" também a idéia mentirosa. E a "vendemos" para nossos filhos, amigos e parentes, especialmente quando queremos que eles se vistam bem para um encontro importante ou para uma entrevista de emprego. Mas o fato é que esta frase é uma grande mentira. Quer conferir comigo?

  - Levantem a mão direita todos aqueles que um dia conheceram uma pessoa maravilhosa, mas, depois de a conhecer melhor, decepcionou-se com tal pessoa! Podem baixar as mãos.

    - Agora levantem a mão direita aqueles que um dia "não foram com a cara" de uma pessoa quando a conheceram, mas depois, com a convivência, descobriu tratar-se de uma pessoa boa, que não era nada daquilo que parecia ser e hoje, quem sabe, são até amigos! Podem baixar as mãos! Obrigado.

    Viu? Eu não disse que essa idéia sobre a primeira impressão é uma tremenda mentira?
    A primeira impressão é muito importante, especialmente para quem tem um encontro ou uma entrevista de emprego, mas, de fato, a impressão que fica É A ÚLTIMA!


    Este maravilhoso Capítulo do Livro do Profeta Ezequiel ajuda-nos a quebrar alguns preconceitos inúteis:

1. Cada pessoa responde diante de Deus somente por si
    "Deus pergunta: - Qual é a de vocês? Porque vocês ficam dizendo que vocês estão sofrendo por causa dos pecados dos seus pais? Nunca mais digam isso! A alma do pai é minha, a alma do filho também é minha. A alma que pecar, essa morrerá" (paráfrase dos versos 1 a 4).


2. Um homem bom pode ter a infelicidade de ter um filho ladrão e assassino
    Não julgue o pai pelos erros de seus filhos. Veja o que diz Ezequiel:

    "Se um homem justo... gerar um filho ladrão, derramador de sangue... (não responderá pelo filho)" (versos 5 a 13).


3. Um ladrão e assassino pode gerar um filho justo
    Não julgue os filhos de um bandido pelos atos de seu pai.

    "... o filho não morrerá pela iniqüidade de seu pai" (versos 14 a 18).


4. O perverso pode se converter
    Não julgue o perverso que se converteu, como se isso não fosse possível.


    Ninguém está autorizado a cometer perversidades, mas, se de fato, vier a se arrepender Deus promete perdoar seus pecados "... e de todas as iniqüidades que cometeu não haverá lembrança contra ele" (versos 21 a 23). 

5. O justo que "virar a cabeça" cairá em desgraça
    Mesmo que tenha sido bom e justo toda a vida, se alguém virar a cabeça "... de todos os atos de justiça que tiver praticado não se fará memória" (verso 24). 

   
Pois, "A ÚLTIMA IMPRESSÃO É A QUE FICA!!!"


 

    Deus julgará cada um segundo os seus caminhos e nos faz um convite apaixonado, maravilhoso, irrecusável:

    "Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniqüidade não vos servirá de tropeço. Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós coração novo e espírito novo; pois, por que morreríeis, ó casa de Israel? Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. PORTANTO, CONVERTEI-VOS E VIVEI" (versos 30 a 32).

 


Doutrina de Balaão

Picture
Apocalipse 2 , hoje vamos falar sobre a Palavra de Jesus para a terceira Igreja, a carta a Igreja em Pérgamo.
12 Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes:
    13 Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
    14 Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.
    15 Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas.
    16 Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.
    17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.

Senhor, Fala ao nosso coração e nos abençoa, ministra-nos na sua palavra ó pai nos ensina, nos edifica , usa a minha vida para falar da tua Palavra hoje e que seu Espírito se mova neste lugar em nome de Jesus Amém.

João escrevendo Apocalipse as sete Igrejas da Ásia escreve a terceira palavra de Jesus de maneira profética também para a Igreja de hoje era a cidade de Pérgamo, uma cidade conhecida por aquilo que acontecia dentro dela e todo o tipo de malignidade, que percorria as suas ruas.

A cidade de Pérgamo tinha por detrás dela um grande monte, por onde se encontravam templos altares pagãos, fazia contraste com o monte de Deus Horebe o lugar onde o Senhor visitou por tantas vezes o seu povo, e os seus ungidos.

Altares ao deus Zeus-Soter, que era tido como seu salvador, templos estes com todas as espécies de Deuses de Ídolos, que na verdade neste misticismo e sincretismo religioso tinha influências terríveis sobre aquela cidade, era também repleta de sinais de paganismo, em toda a cidade, não apenas no monte.

Também tinha adoração a Escolápio (vai ter nome feio assim ...), cujo símbolo era uma serpente, adoração idólatra que havia naquela cidade, num âmbito geral.

Pelo menos fica claro em Apocalipse 2:13, quando fala que ali havia o trono de Satanás é porque Jesus Cristo falava sobre todo o tipo de idolatria que havia na cidade de Pérgamo, e considerava até o trono de satanás colocado naquele local.

A carta de Jesus a cidade de Pérgamo e aos cristãos que ali estavam também sofrendo perseguições era esta, eles haviam permanecido fiéis e nós vamos falar daqui a pouquinho desta fidelidade desta cidade, mas diz a Palavra que alguns deles entraram pelo caminho de Balaão ou seja, aquilo que balaão fez também se encontrava na Igreja de Pérgamo ou melhor dentro da Igreja que havia na cidade de Pérgamo.

E o que era Balaão ou quem foi Balaão?

Se você ler com calma o livro de Números 22:1-20:
1 Tendo partido os filhos de Israel, acamparam-se nas campinas de Moabe, além do Jordão, na altura de Jericó.
    2 Viu, pois, Balaque, filho de Zipor, tudo o que Israel fizera aos amorreus;
    3 Moabe teve grande medo deste povo, porque era muito; e andava angustiado por causa dos filhos de Israel;
    4 pelo que Moabe disse aos anciãos dos midianitas: Agora, lamberá esta multidão tudo quando houver ao redor de nós, como o boi lambe a erva do campo. Balaque, filho de Zipor, naquele tempo, era rei dos moabitas.
    5 Enviou ele mensageiros a Balaão, filho de Beor, a Petor, que está junto ao rio Eufrates, na terra dos filhos do seu povo, a chamá-lo, dizendo: Eis que um povo saiu do Egito, cobre a face da terra e está morando defronte de mim.
    6 Vem, pois, agora, rogo-te, amaldiçoa-me este povo, pois é mais poderoso do que eu; para ver se o poderei ferir e lançar fora da terra, porque sei que a quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado.
    7 Então, foram-se os anciãos dos moabitas e os anciãos dos midianitas, levando consigo o preço dos encantamentos; e chegaram a Balaão e lhe referiram as palavras de Balaque.
    8 Balaão lhes disse: Ficai aqui esta noite, e vos trarei a resposta, como o SENHOR me falar; então, os príncipes dos moabitas ficaram com Balaão.
    9 Veio Deus a Balaão e disse: Quem são estes homens contigo?
    10 Respondeu Balaão a Deus: Balaque, rei dos moabitas, filho de Zipor, os enviou para que me dissessem:
    11 Eis que o povo que saiu do Egito cobre a face da terra; vem, agora, amaldiçoa-mo; talvez eu possa combatê-lo e lançá-lo fora.
    12 Então, disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás o povo; porque é povo abençoado.
    13 Levantou-se Balaão pela manhã e disse aos príncipes de Balaque: Tornai à vossa terra, porque o SENHOR recusa deixar-me ir convosco.
    14 Tendo-se levantado os príncipes dos moabitas, foram a Balaque e disseram: Balaão recusou vir conosco.
    15 De novo, enviou Balaque príncipes, em maior número e mais honrados do que os primeiros,
    16 os quais chegaram a Balaão e lhe disseram: Assim diz Balaque, filho de Zipor: Peço-te não te demores em vir a mim,
    17 porque grandemente te honrarei e farei tudo o que me disseres; vem, pois, rogo-te, amaldiçoa-me este povo.
    18 Respondeu Balaão aos oficiais de Balaque: Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia traspassar o mandado do SENHOR, meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande;
    19 agora, pois, rogo-vos que também aqui fiqueis esta noite, para que eu saiba o que mais o SENHOR me dirá.
    20 Veio, pois, o SENHOR a Balaão, de noite, e disse-lhe: Se aqueles homens vieram chamar-te, levanta-te, vai com eles; todavia, farás somente o que eu te disser.

É quando aparece um homem que tinha um dom de profecia, não era parte do povo de Deus, mas Deus falava com ele era tido como um profeta e o povo de Israel que já tinha saído do Egito, atravessado o Mar Vermelho e vinha entrando para a conquista da terra, atravessando o deserto, vencendo cidades, de repente os Midianitas olham e vêem o Povo de Deus espalhado e acampado na terra. Então o Rei Balaque dos Midianitas vai lá e manda homens até Balaão com muito dinheiro e presentes, dizendo assim:

- O Rei Balaque ta querendo te pagar uma grana forte um cascalho forte pra você profetizar e amaldiçoar aquele povinho que ta ali.
Então Balaão viu as verdinhas, pensou no dinheiro, pensou naquele camelo turbo  zero que ele havia visto na concessionária e  foi consultar ao Senhor, mas o Senhor cortou o barato de Balaão:

- Você não vai não, pois esse povo aí é povo bendito, vai fazer isso não pois aí não tem maldição só bênção.

Então como acontece com minha cachorrinha quando eu mando ela ir pra casinha, Balaão abaixou as orelhas foi até o pessoal do rei que o esperava lá fora e disse:

-Ó pessoal pode voltar pro rei que eu num quero grana num quero nada porque aquele povo num ta disponível pra amaldiçoar.

Os mensageiros voltaram e disseram isso ao rei, então o rei multiplicou a oferta, colocou dez vezes mais  dinheiro, um cargo numa estatal e mandou seus acessores falar com Balaão.

-Balaão, voltamos aqui porque o Rei nos mandou aqui de volta com esta nova proposta para você amaldiçoar.

E Balaão na lata falou que não ia pois Deus havia dito que não podia, mas pensando naquele Camelo GTI pra ele também naquele jumentinho pra filha dele que já estava tirando carta de motorista, um apartamento funcional chique e tal disse:

-Bom mas fiquem aqui esta noite que eu vou falar ao Senhor, pois Ele é do meu partido e quem sabe ele muda de Idéia.

Esse era Balaão, nos dias de hoje você diria safado! Ele volta e diz ao Senhor:

- Beeem Saaaabe Senhorzão do meu coração, vitaminado maravilhoso, especial, por um grande acaso o Senhor viu quem está aí fora?

O Senhor respondeu:
Vi, quem são estes caras?

Balaão respondeu:

- BBBem, SSenhor, são aqueeles, sabe aqueles que eu acho Senhor, só acho que querem que eu dê uma amaldiçoadinha naquele pessoal que ta acampado ali, nada grande, só uma amaldiçoadinha básica e tal. Pois Senhor o Senhor viu os baús de ouro que eles trouxeram? E outra meu querido, grande, bonito, fofo Deus um cargo no governo, apartamento funcional, Camelo oficial quatro portas etc... da uma quebrada de galho vai só uma amaldiçoadinha vai num vai doer naum!!

Então Deus pensou vou ensinar uma coisa pro cabeça dura de Balaão:

-Tudo Bem, mas você só vai falar aquilo que eu mandar ok?

- Ok! Brigado lindo, fofo, vitaminado! Olha que pele que cútis de Pêssego!

-Tá bom Balaão vai lá logo que tenho muito a fazer!

E Balaão foi lá feliz da vida todo saltitante pôs o cascalho no bolso, assinou os papéis do trampo novo e beleza, foi com os homens do rei.

Então em Números 22:23-28 a gente lê lá:

23Viu, pois, a jumenta o Anjo do SENHOR parado no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que se desviou a jumenta do caminho, indo pelo campo; então, Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho.
24 Mas o Anjo do SENHOR pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo muro de um e outro lado.
25 Vendo, pois, a jumenta o Anjo do SENHOR, coseu-se contra o muro e comprimiu contra este o pé de Balaão; por isso, tornou a espancá-la.
    26 Então, o Anjo do SENHOR passou mais adiante e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita, nem para a esquerda.
    27 Vendo a jumenta o Anjo do SENHOR, deixou-se cair debaixo de Balaão; acendeu-se a ira de Balaão, e espancou a jumenta com a vara.
    28 Então, o SENHOR fez falar a jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste já três vezes?
    29 Respondeu Balaão à jumenta: Porque zombaste de mim; tivera eu uma espada na mão e, agora, te mataria.
    30 Replicou a jumenta a Balaão: Porventura, não sou a tua jumenta, em que toda a tua vida cavalgaste até hoje? Acaso, tem sido o meu costume fazer assim contigo? Ele respondeu: Não.
    31 Então, o SENHOR abriu os olhos a Balaão, ele viu o Anjo do SENHOR, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça e prostrou-se com o rosto em terra.
    32 Então, o Anjo do SENHOR lhe disse: Por que já três vezes espancaste a jumenta? Eis que eu saí como teu adversário, porque o teu caminho é perverso diante de mim;
    33 a jumenta me viu e já três vezes se desviou de diante de mim; na verdade, eu, agora, te haveria matado e a ela deixaria com vida.
    34 Então, Balaão disse ao Anjo do SENHOR: Pequei, porque não soube que estavas neste caminho para te opores a mim; agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei.
    35 Tornou o Anjo do SENHOR a Balaão: Vai-te com estes homens; mas somente aquilo que eu te disser, isso falarás. Assim, Balaão se foi com os príncipes de Balaque.

 

Nesta parte vemos que Balaão está indo ver o rei encima de uma mula, quem não conhece esta história? E a mula no caminho vê um anjo com uma espada na mão, Balaão não vê nada. Como ela não é burra nem nada, ela desvia do anjo e pensa um pouco o pé de Balaão no barranco então ele do alto de sua sabedoria de animal racional, pega o cabresto e pá,pá na mula, senta o coro na coitada.

E a Mula, do alto de seu QI vê o Anjo novamente, passa embaixo de um arbusto lá e bate a cabeça de Balaão em um galho e Balaão tem um ataque de siricutico e senta o coro na mula novamente e assim foi até que ele começa a espancar a mula e a distinta montaria lhe dirige a palavra:

-Pôxa mano que qui é isso você num para de me bater!

Irmão essa é a versão na língua atual pois tem a versão nos dias de hoje que já foi feita a uns anos atrás:

-Você ta ficando loco você pirou cara? Pó pará meu.

E Balaão quase caiu da mula de surpresa, pois a mula falando com ele! Então os dois distintos bateram um papo (como se fosse a coisa mais normal deste mundo):

-Claro você quase me derruba você mudou o caminho, você prendeu meu pé, bateu minha cabeça, depois quase caí! Você ta ficando pinel?

-Pinel é você mané eu sou mula! Você que é profeta não vê aí o que ta acontecendo! Olha o Anjo aí meu, ele vai arrancar sua cabeça e te salvei e to apanhando.

Então o Senhor abriu os olhos de Balaão e ele viu o anjo com a espada desembainhada na mão:

- Mulinha querida do pai que linda que perspicaz! Obrigado.

É verdade, ta lá você lê o texto e Balaão não entendeu o que Deus falou que era para Balaão ver lá o que ia dizer, era para ser apenas aquilo que o Senhor queria  se não zapt!

 E Balaão com foi com Balaque oferece sacrifícios e quando abre a boca só sai bênção (Números 23), então Balaque fica doido de raiva mas Balaão fala que só pode falar aquilo que Deus colocava em sua boca!

E Desce daquele monte, mais sacrifício, mais bênção, aí na terceira vez, três vezes, Balaque estrebuchou de raiva pagou tão caro e o troço veio com defeito!

Não dá pra amaldiçoar, não vale encantamento contra Jacó, não vale adivinhação contra Israel, não tem praga que pega porque este povo não é maldito, esse povo é bendito.

E ainda diz a palavra que ele ainda abriu a boca e trouxe um monte de maldição sobre o próprio rei Balaque, foi uma loucura!

Ah! E dizem que ele vendeu a mula por uma grana fortíssima, o cara que comprou ta até hoje louco da vida (era de circo) ela nunca mais falou nada, foi só naquele momento.

Mas olha depois não muito satisfeito, no capítulo 31 aconteceu isso que está escrito em Apocalipse de que Balaão ficou incentivando as mulheres midianitas a se prostituírem com homens de Israel, e foi por causa disso, em Baal-Peor que houve grande morticínio em Israel porque entrou uma maldição sobre eles por se contaminarem com mulheres que eram moabitas. Israel estava reto aos olhos do Senhor, e no momento em que caiu na cilada de satanás, viu este ter legalidade para agir em suas vidas, assim é em nossa vida, maldição sem causa não prospera mas se dermos legalidade a satanás através do pecado, a maldição passa a ter causa.

E assim, Balaão que era um profeta, era um instrumento para trazer maldição sobre o povo, para trazer maldição em Israel, ele foi morto em Josué 13:22 quando Josué vai conquistar a terra, os homens de Josué mataram a Balaão, em 2 Pedro capítulo 2:15 diz que nós não podemos ter este espírito de andar no caminho de Balaão, que amou o prêmio da Injustiça.
A Igreja de Pérgamo, apesar de tudo aquilo que poderia ter de bom, ela andava no caminho de Balaão, amava o Prêmio da Injustiça, nós não podemos amar aquilo que Balaque possa nos dar, nós não podemos andar na ilusão de que eu vou ser reconhecido ou que no mundo terei aquilo que o mundo tem, Deus pode nos dar muito mais ou nos abençoar muito mais, com honras, com glórias, com o que seja, mas nós não temos preço, nós não somos venais, nós não andamos segundo aquilo que o mundo anda, a Igreja de Pérgamo tinha que romper com a doutrina de Balaão.

Balaão é aquele que fica cego, ele não enxerga o anjo, mas uma mula enxerga, porque quando você começa a se vender, não digo apenas em questão de dinheiro, mas tem gente que se vende para ser aceito no mundo, entra por caminhos destruidores para ter a recompensa da injustiça, para ser aceito pelos colegas, entra no vício só para que as pessoas o aceitem, muda o seu linguajar, fere seus próprios princípios, anda por caminhos destruidores, prejudicando sua própria família só para ser aceito pela sociedade.

Olha só, Balaque oferece um cascalhinho e ele muda a sua vida de profeta, quando isso acontece todo mundo enxerga, até a mula mas ele não enxerga mais nada existe um juízo e uma espada de Deus conta ele mas ele não consegue mais ver, e ele não percebe qie mesmo que ele queira abrir a sua boca para amaldiçoar outros, Deus é quem traz a bênção e não nós, ela vem de Deus, o caminho de Balaão é assim, nós temos que ser a Igreja que não deseja maldição a ninguém, e nem se vende por valor algum, para falar mal de ninguém, e nós estamos iniciando uma obra e não importa de que Igreja você é Deus não nos chamou para amaldiçoar ninguém, porque o povo é povo de Deus.

Deus não nos chamou para fazer mal a ninguém, ainda que você possa se sentir bem ou recompensado, nós não nascemos para ter a recompensa da injustiça, e se por alguma coisa por algum lugar você sofreu, isso fica no altar do Senhor.

 Nós não vamos ser a igreja de Pérgamo, que anda, que caminha na doutrina de Balaão, nós não existimos para trazer maldição para alguém para ser aceito em algum lugar, porque mesmo que desejasse-mos, a nossa boca só pode proferir bênção.

-Ah! Mas o senhor num sabe pastor, já ouvi falarem mal de mim, falarem mal da Igreja!

Irmão pode sair da boca da carne, mas saiba que da boca de Deus só sai bênçãos sobre a tua vida e sobre a Igreja de Cristo porque ela pertence ao Senhor, a doutrina de Balaão é daquele que vive em competição, tipo Balaão é profeta, eles tem profeta lá também, eles tem Deus mas Balaão também tem, então fala Balaão é xazam, palavra contra palavra, quero  ver quem tem o campo magnético mais forte!

Ninguém, porque que tem todo o poder é Deus e o Espírito Santo de Deus! Nós existimos pura e simplesmente para viver debaixo da direção do Espírito Santo de Deus e não para andar na doutrina de Balaão.

Comendo e bebendo de graça

Picture

 Nesses últimos tempos temos ouvido muito falar em se pagar o preço, em se dispor a servir, mas o valor que estamos dispostos a pagar é bem menor do que aquilo que Deus tem requerido. Achamos que nossos compromissos (cultos, ensaios, reuniões, células, oração, jejum, intercessão, etc) com a igreja local já é o preço que Deus quer. Às vezes fico pensando qual a maneira que vimos o Deus a quem servimos, para pagar um preço tão miserável para ver Sua face. Não estou querendo dizer que os compromissos que temos na igreja são insignificantes, muito pelo contrário. A obra está precisando de pessoas dispostas, mas o que quero deixar claro é o valor a ser pago.

Todo o serviço que prestamos em nossa comunidade, sendo desde a direção do louvor até a portaria, deve ser algo feito em amor de todo nosso coração (Ex 23.25), e não como preço pago ou uma espécie de troca para ver a glória de Deus. O ativismo dentro da igreja tem confundido a cabeça de muitos irmãos! Quero expressar que Deus em sua palavra deixa bem claro que são os santos que O verão, os que buscam santidade (Lv 11.44 – 20.7 – Rm 8.8), Ele não disse que são os ativistas. Ativista é todo aquele que tem muitas atividades (responsabilidades), aqueles que tem muitos compromissos com a igreja, com seu pastor e poucos com o Senhor!

Nossa vida na presença do Senhor não está compreendida apenas no período entre sábado e domingo. Temos ido aos cultos congregacionais nestes dias e se arrependendo de nossos pecados, dizendo: Senhor, eis me aqui! Quero Te ver, quero ver Tua face, e muitas coisas mais. Mas Deus manda em Sua palavra que estejamos vigiando e orando porque não sabemos nem a hora e nem o dia (Mt 24.42 – Mc 13.35)! E talvez Ele venha lá no meio da semana, e aí? Será que todos aqueles que vivem no mesmo corpo, unidos a nós em amor, estarão subindo ao santo lugar? Meu irmão pelo que Deus tem falado ao meu coração, o crente de sábado e domingo, Deus dirá: eu não vos conheço (Mt 25.12). Mas aquele a quem Deus tem clamado pelo nome, e também de amigo (Jo 15.15), esse sim habitará na casa do Senhor para toda a eternidade, aleluias!

Chega de comer e beber na casa do Senhor de graça, pague o preço por Ele. Vamos viver realmente com nosso coração santo e humilhado todos os dias. Vamos viver sua palavra, fazer aquilo que Ele fez e da maneira como Ele fez. Um cristão verdadeiro vive Cristo na segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo!

Nosso arrependimento e santificação devem ser diários, temos que dar um basta em chegar até a presença do Pai com as mãos sujas. Uso o seguinte exemplo pára melhor compreensão: imagine um irmão bem íntimo seu, vamos supor que ele venha em sua direção com as mãos estendidas para te dar a paz do Senhor, e você imediatamente percebe que suas mãos estão pretas, sujas. Então qual será sua reação? Com toda a certeza irás retrair sua mão, e por mais que ele insista em apertar sua mão, você a negará, certo? Então é assim conosco e Deus, por mais que nos esforçamos em apertar Sua mão santa, com nossas mãos estando pretas do pecado, Ele dirá: Não meu filhinho, não posso me sujar; se santifique primeiro!!! É muito duro ouvir isso, em mim também está doendo, mas Deus está novamente aqui nos perguntando a resposta: é sim meu filhinho? É sim para minha vontade e não a tua? É sim para mais compromisso comigo? É sim para o meu preço?

Se suas respostas forem SIM, então seguimos em busca da perfeição que é Jesus. Ore comigo: Pai, em nome de Jesus, quero tua misericórdia e teu amor sobre mim, me perdoa por eu não saber pagar o Teu preço. Quero que fales ao meu coração, ministre tua vontade em minha vida, e me ensine a viver todos os dias que virão santos assim como Tu és, quero dizer SIM para Ti, amém!



A Excelência em tudo

Picture

Quando falamos sobre ter um espírito de excelência em tudo que fazemos, temos mais de uma coisa em mente. O espírito excelente é o caminho para atingir o topo na sua vida financeira. Mas isso não é tudo. Quando fazemos as coisas de maneira excelente, estamos glorificando a Quem servimos.

Sempre que alguém supera algo, ele imediatamente chama a atenção das pessoas ao seu redor. Logo elas querem descobrir mais sobre essa pessoa, quem ela é, de onde ela é, quem são os pais, onde estudou, etc. Esse é o momento em que Deus é glorificado através de seus excelentes servos. Quando a excelência deles é reconhecida, o Deus deles é revelado através de suas vidas.

Por essa razão, quando Deus pediu ofertas, Ele se certificou de que o Seu povo soubesse o tipo de oferta que deveriam trazer. O animal tinha que ser perfeito e não ter NENHUM DEFEITO. Foi assim que Deus disse:

“Quando alguém oferecer sacrifício pacífico ao SENHOR, quer em cumprimento de voto ou como oferta voluntária, do gado ou do rebanho, o animal deve ser sem defeito para ser aceitável; nele, não haverá defeito nenhum.” Lev 22.21

Se um animal tivesse uma pequena deformidade, um olho cego, uma perna aleijada ou qualquer outro tipo de doença, não era aceitável a Deus. Na verdade, era um insulto a Ele.

Os cristãos têm que perceber que, ainda hoje, Deus exige ofertas sem defeitos.

Nossas ofertas hoje incluem os dízimos, votos, sacrifícios e ofertas especiais que damos na igreja. Mas essas são apenas uma forma de ofertar. Na verdade, tudo o que fazemos é uma oferta a Deus. T-u-d-o.

Quando oramos, estamos dando uma oferta para Deus. Também estamos ofertando quando jejuamos. Sua adoração e louvor são a oferta dos seus lábios. Sua vida de abnegação para se manter longe do pecado é uma oferta a Deus. Mas tem mais.

A obediência do filho aos seus pais também é uma oferta a Deus. Assim como o cuidado do marido pela sua esposa. A submissão da esposa e o respeito pelo seu marido são ofertas ao Senhor. E ainda não termina aqui.

O trabalho que você realiza, não importando se é de limpeza, de secretária, mecânico ou executivo; é uma oferta a Deus. E a lista continua e inclui toda as ações da sua vida diária.

Certo dia estava dirigindo quando vi na beira da estrada um enorme outdoor. Era realmente grande, podia ser visto de uma grande distância. No outdoor estava uma famosa marca de artigos eletrônicos com a seguinte frase abaixo: ‘A busca pelo defeito zero’.

O significado de excelência não poderia ser expresso em melhores palavras.

Excelência é buscar constantemente a eliminação dos defeitos nas suas ações. É a inflexível determinação de dar mais do que é esperado. É uma vergonha que sentimos quando algo que fizemos é devolvido porque veio abaixo do que era exigido. Excelência é fazer o que deve ser feito com defeito zero e fazer assim porque se quer glorificar a Deus.


Você está jogando ou está no banco?

Picture
Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.” (1 Coríntios 9.26)

OLHO: “Eles não terão uma chance só porque o técnico gosta deles.”

Desde a criação, Deus nunca fez nada sem que houvesse a participação do homem. O Senhor sempre trabalhou em conjunto com ele e, geralmente, em resposta de uma demonstração de fé depositada nEle.

Quando Deus criou o homem, Ele o fez de modo que ambos pudessem trabalhar em equipe. Deus pensou: “Eu crio os animais, ele dá nomes a eles. Eu crio a terra, e ele governa sobre ela.” (veja Gênesis 1.28 e 2.19).

Nós podemos comparar a maneira como Deus trabalha conosco com a de um time de futebol. Por exemplo, o técnico – que normalmente é alguém que já jogou futebol – escolhe seus jogadores para formar o melhor time. O mesmo faz o Senhor – que veio em carne através de Seu filho Jesus Cristo, experimentando o que é ser humano – escolhe as pessoas para formar sua Igreja, ou seja Seu time.

O técnico de futebol prepara seus jogadores para suas funções. Faz com que eles pratiquem e treinem muito e depois ajuda seus jogadores a identificar seus talentos e a maximizar seus potenciais. Assim, ele rapidamente descobre que alguns são melhores no ataque, outros na defesa e outros... Bem, ficam no banco.

Deus também treina e desenvolve Seus escolhidos através da Sua Palavra e Ensinamentos, dá a eles o Espírito Santo e Seu nome para que conquistem a vitória. Ele os ajuda a identificar seus talentos e habilidades, e os encoraja para maximizar seus potenciais. Então, Ele também descobre rapidamente quem é corajoso e está preparado para atacar na linha de frente; quem é melhor como defensor da fé e quem ainda precisa sentar no banco da igreja até que esteja preparado.

O técnico de futebol dá aos seus jogadores tudo que eles precisam para que possam jogar – conselho, disciplina, estímulo, além das melhores chuteiras e acessórios.

Mas existe uma coisa que o técnico não pode fazer pelos seus jogadores: lançar, jogar, e marcar gols.

Da mesma forma, Deus dá aos Seus tudo que eles precisam para serem bem-sucedidos. Eu acho que ninguém pode adquirir mais ajuda, conselho, orientação, fé, estímulo e condições para vencer do que a que os cristãos obtêm de Deus. Mas há uma coisa que Deus não pode fazer por eles - e isso é ir lá fora e “marcar o gol” para eles.

Em outras palavras, por mais que Deus nos ame e queira que sejamos bem-sucedidos na vida, depende de nós usarmos todas as ferramentas que Ele nos fornece, e dar o melhor que podemos para conquistarmos.

Se ficarmos esperando por Ele na esperança de que Ele graciosamente nos dê a vitória sem que haja um esforço de nossa parte, vamos ficar esperando para sempre.

Jogadores de futebol sabem que eles só sairão do banco para jogar no time titular se superarem os outros. Eles não vão ter uma chance só porque o técnico “gosta deles”.

E você? Onde você se encontra em sua vida espiritual? Você está no ataque, na defesa ou no meio de campo? No banco assistindo ou esperando? Ou por acaso você está na arquibancada, torcendo cada vez que um gol é marcado e desejando que fosse você o marcador?

Deus te ama e deu a vida dEle por você. Mas você só irá vencer se pegar a sua fé e todas as ferramentas que Deus tem te dado e ir em frente para marcar um gol. Você pode ouvir Ele torcendo por você?




 


O ELEFANTE E A ESTACA

Picture

Quando eu era criança me encantavam os circos e do que eu mais gostava eram os animais. Tanto a mim, como a outras pessoas, como fiquei sabendo mais tarde, chamava atenção o elefante. Durante o espetáculo, o enorme animal fazia demonstrações de peso, tamanho e força descomunal. Mas depois de sua atuação, e até um segundo antes de entrar em cena, o elefante permanecia preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisionava uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo. Sem dúvida alguma a estaca era só um pedaço de madeira, apenas enterrado alguns centímetros na terra. E, ainda que a corrente fosse grossa e poderosa, me parecia óbvio que esse animal, capaz de arrancar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancar a estaca e fugir. O "mistério" é evidente! O que o mantém, então?


Por que não foge?


Quando eu tinha cinco ou seis anos, eu, todavia confiava na sabedoria dos adultos. Perguntei então a algum professor, ou a algum parente, ou algum tio, sobre o "mistério" do elefante. Algum deles me explicou que o elefante não escapava porque estava amestrado. Fiz então a pergunta óbvia: "Se está amestrado, por que o prendem?" Não recordo haver recebido nenhuma resposta coerente! Com o tempo, esqueci do "mistério" do elefante e da estaca... eu somente recordava quando me encontrava com outros que também se haviam feito a mesma pergunta.Há alguns anos descobri que, por sorte minha, alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta: o elefante do circo não escapa porque tem permanecido atado à estaca desde muito, muito pequeno. Fechei os olhos e imaginei o pequeno recém-nascido sujeito à estaca.


Tenho certeza que, naquele momento, o elefantezinho puxou, forçou, tratando de soltar-se. E, apesar de todo o esforço, não o pôde fazer. A estaca era certamente muito forte para ele. Juraria que dormiu esgotado e que no dia seguinte voltou a tentar, e também no outro que se seguia. Até que um dia, um terrível dia para sua história, o animal aceitou sua impotência e se resignou o seu destino. O elefante enorme e poderoso que vemos no circo não escapa porque crê, realmente, o pobre, que não pode. Ele tem o registro e a recordação de sua impotência, daquela impotência que sentiu pouco depois de nascer. E o pior é que jamais voltou a questionar seriamente esse registro. Jamais voltou a colocar à prova sua força outra vez.


Muitas vezes somos como os elefantes. Vivemos crendo que um montão de coisas "não podemos". Simplesmente porque, alguma vez, quando éramos crianças, tentamos e não conseguimos. Fazemos, então, como o elefante: gravamos em nossa memória: "Não posso. Não posso e nunca poderei!" Crescemos carregando essa mensagem que impusemos a nós mesmos e nunca mais voltamos a tentar. Quando muito, de vez em quando sentimos as correntes, fazemos soar o seu ruído, ou olhamos com o canto dos olhos a estaca e confirmamos o estigma: "Não posso e nunca poderei!".


A única maneira de tentar de novo é colocando muita coragem em nossa cabeça e em nosso coração! Mas como superar sentimentos que vem desde a infância? Peça a ajuda de Deus:?...mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,? Filipenses 3:13
Neste dia, pense nisso!
Que Deus te Abençoe.


Somos peças forjadas

Picture
Para os amantes de fábrica, que, assim como eu, em passeios à indústrias; conseguimos avaliar, refletir e tirar até mesmo ensinamentos diários nos âmbitos corporativo e secular.

Tempos atrás, fui visitar uma empresa do grupo em que trabalho, que produz peças forjadas. Fiquei impressionado com o sistema de forjaria, e até mesmo imaginei que seria semelhante ao inferno, devido seu calor insuportável, fogo por todos os lados, sujeira, barulho e escuridão.

O sistema consistia em basicamente: colocar uma barra de aço extremamente aquecida sobre um molde dentro de uma prensa; e assim começava as marteladas com força de toneladas, até sair a forma definida e enquadrada conforme moldes definidos. Aparentemente é uma coisa fácil e simples ......... é só pegar um ferro quente e martelar !!!! Engano de quem tiver essa visão; porque há mais engenharia do que se pode imaginar ! Podemos concluir que os ensinamentos estão ocultos nos detalhes do processo. Para esse processo é necessário que o aço esteja dentro de especificações, que são calculadas para atingir propriedades na qual a peça terá resistência suficiente para sua utilização final. Com certeza, quando se trata de peça forjada, provavelmente sua aplicação será para uma finalidade em que sofrerá muito atrito e impacto, exigindo sua alta resistência.

Esse processo gera muita perda, como por exemplo: peça sucatada por trincar ou por não atingir propriedade de dureza suficiente; e rebarbas que sobram em torno da peça (como uma espécie de sobra).

Após esta formação ou conformação, a peça vai para uma usinagem, fazendo uma espécie de polimento, para obter um acabamento final com dimensões perfeitas; e então; torna-se uma peça testada e aprovada para sua aplicação final.

A bíblia demonstra a história de homens e mulheres que foram provados e aprovados pelo fogo, até atingir outra forma, dentro das especificações e propriedades definidas pelo autor de toda engenharia humana; o Senhor Deus. Pessoas simples que foram: aquecidas, marteladas, tiradas as rebarbas e polidas até ficarem aptas para desenvolver funções específicas devido seu pré tratamento.

Deus nos forja e modela conforme os sonhos que Ele mesmo nos deu. Do sonho até o pico da montanha (que é sua concretização), existe o tempo de preparo da peça - ou como se diz na linguagem fabril – é o famoso lead-time de produção. O que entristece é saber que muitos serão reprovados, outros reaproveitados e outros voltarão para a forma de barra de aço e iniciarão novamente o processo.

Assim como a música da pastora Ludmila Ferber ... “ Os sonhos de Deus jamais vão morrer “ ... jamais desista, e tenha a certeza que Deus está nos forjando para grandes obras de nobres utilizações; justamente para resistir aos grandes atritos e impactos.

Nunca perca a fé nAquele que é rocha e refúgio, pois, todas as coisas cooperam para o bem dos que amam à Deus.

“ Existem momentos em nossa vida que é melhor enxergar o caminho da montanha do que chegar ao pico; porque Deus tratará em nós bases sólidas para alcançar o pico, e nos poupará tempo e energia”.



Coceira nos Ouvidos

Picture

As cartas de Paulo a Timóteo e Tito apresentam conselhos importantes de um evangelista experiente aos mais jovens. Nelas, o apóstolo fala da importância de procedimento exemplar, de como tratar irmãos e de como ajudar igrejas a ficarem fortes no Senhor. Ele incentiva estes pregadores mais novos a proclamarem a palavra com convicção e firmeza. Paulo reconhece a dificuldade deste trabalho na segunda carta a Timóteo: "Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos" (2 Timóteo 4:3).


O problema que Paulo cita é antigo e comum. Em geral, não gostamos de correções e repreensões. Preferimos pregações suaves que afirmam as nossas idéias e apóiam as nossas decisões. Mudanças, especialmente as transformações radicais exigidas pelo evangelho, são difíceis e dolorosas. É muito mais cômodo ouvir uma mensagem superficial do que uma que faz cirurgia no nosso coração.

Porém, a verdade divina não foi revelada para nos deixar como estávamos. Antes da revelação do evangelho, estávamos "sem Cristo,...estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus..." (Efésios 2:12). Pregadores que coçam os ouvidos das pessoas não ajudam ninguém a mudar, e não incentivam os ouvintes a saírem do pecado para alcançar a salvação em Cristo.

Sem dúvida, os pregadores que se adaptam ao mercado para lotar os seus templos e vender o seu evangelho diluído sempre terão adeptos, até multidões de seguidores. Mas homens honestos e sinceros buscarão e pregarão a verdade

A ÚLTIMA IMPRESSÃO É A QUE FICA

Picture
Ezequiel Capítulo 18

    Porque será que acreditamos em certas mentiras? Por exemplo, há uma propaganda de perfume que insiste em incutir em nossas mentes a seguinte idéia: "A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA!" 

    Pela nossa experiência de vida, sabemos que isso é mentira, mas, a gente sempre acaba comprando o perfume e, pior ainda, "compramos" também a idéia mentirosa. E a "vendemos" para nossos filhos, amigos e parentes, especialmente quando queremos que eles se vistam bem para um encontro importante ou para uma entrevista de emprego. Mas o fato é que esta frase é uma grande mentira. Quer conferir comigo?

  - Levantem a mão direita todos aqueles que um dia conheceram uma pessoa maravilhosa, mas, depois de a conhecer melhor, decepcionou-se com tal pessoa! Podem baixar as mãos.

    - Agora levantem a mão direita aqueles que um dia "não foram com a cara" de uma pessoa quando a conheceram, mas depois, com a convivência, descobriu tratar-se de uma pessoa boa, que não era nada daquilo que parecia ser e hoje, quem sabe, são até amigos! Podem baixar as mãos! Obrigado.

    Viu? Eu não disse que essa idéia sobre a primeira impressão é uma tremenda mentira?
    A primeira impressão é muito importante, especialmente para quem tem um encontro ou uma entrevista de emprego, mas, de fato, a impressão que fica É A ÚLTIMA!


    Este maravilhoso Capítulo do Livro do Profeta Ezequiel ajuda-nos a quebrar alguns preconceitos inúteis:

1. Cada pessoa responde diante de Deus somente por si
    "Deus pergunta: - Qual é a de vocês? Porque vocês ficam dizendo que vocês estão sofrendo por causa dos pecados dos seus pais? Nunca mais digam isso! A alma do pai é minha, a alma do filho também é minha. A alma que pecar, essa morrerá" (paráfrase dos versos 1 a 4).


2. Um homem bom pode ter a infelicidade de ter um filho ladrão e assassino
    Não julgue o pai pelos erros de seus filhos. Veja o que diz Ezequiel:

    "Se um homem justo... gerar um filho ladrão, derramador de sangue... (não responderá pelo filho)" (versos 5 a 13).


3. Um ladrão e assassino pode gerar um filho justo
    Não julgue os filhos de um bandido pelos atos de seu pai.

    "... o filho não morrerá pela iniqüidade de seu pai" (versos 14 a 18).


4. O perverso pode se converter
    Não julgue o perverso que se converteu, como se isso não fosse possível.


    Ninguém está autorizado a cometer perversidades, mas, se de fato, vier a se arrepender Deus promete perdoar seus pecados "... e de todas as iniqüidades que cometeu não haverá lembrança contra ele" (versos 21 a 23). 

5. O justo que "virar a cabeça" cairá em desgraça
    Mesmo que tenha sido bom e justo toda a vida, se alguém virar a cabeça "... de todos os atos de justiça que tiver praticado não se fará memória" (verso 24). 

   
Pois, "A ÚLTIMA IMPRESSÃO É A QUE FICA!!!"


  Deus julgará cada um segundo os seus caminhos e nos faz um convite apaixonado, maravilhoso, irrecusável:

    "Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniqüidade não vos servirá de tropeço. Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós coração novo e espírito novo; pois, por que morreríeis, ó casa de Israel? Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. PORTANTO, CONVERTEI-VOS E VIVEI" (versos 30 a 32).

 



 


Superação

Picture
Oque é superação?
Superação é o ato de:
1. alcançar vitória sobre; derrotar;
2. livrar-se de; afastar, ultrapassar (problemas, obstáculos);
3. ser ou tornar-se superior(a) em quantidade, eficiência, talento, criatividade etc.; exceder, sobrepujar
Fonte: Dicionário

Ao passarmos por momentos difíceis que quase nos fazem acreditar que é o fim, na verdade são situações que nos preparam, muitas vezes, para os desafios da vida, os quais não suportaríamos sem uma experiência prévia preparatória.

Há derrotas que valem mais que dez vitórias porque, naquele momento, é do que precisamos para extrair do fundo da alma as melhores e mais excelentes lições de vida. É louvável que as vitórias sejam almejadas, porém, elas nem sempre são tão enriquecedoras quanto aquilo que conquistamos durante o período de dificuldades. Às vezes é preciso chegar ao fundo do poço para se aprender mais da bondade e do amor de Deus por nós. Portanto, o que muitas vezes parece ser o fim, na verdade é apenas o início de uma jornada vitoriosa.

Na maioria das vezes aprendemos mais com aquilo que perdemos do que com aquilo que ganhamos. Segundo Nietzsche, “tudo aquilo que não me mata me torna mais forte”. Se não me matou, mas apenas me derrubou, eu levanto mais forte.

Michael Jordan, conhecido como o pelé do basquete, disse o seguinte: “Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo... e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso."

Há um provérbios que nos levam a refletir:

“O fracasso é a mãe do sucesso”.

Querido irmão, distinta irmã, Deus espera que sejamos fiéis a ele, buscado em oração e na sua Palavra, pois ele está conosco para nos animar e proteger em nossas provações. Quem suporta e persevera nas provas da fé e do coração, experimentará a boa dádiva que vem do Senhor.

Que Deus o (a) abençoe.

15 RAZOES PORQUE NAO POSSO SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ

Picture
Os ensinamentos claros e cristalinos da Palavra de Deus não dão lugar a que se abrace as doutrinas dos Testemunhas de Jeová após um estudo bíblico completo. Os ensinamentos básicos dessa seita estão em conflito com as Escrituras. Quinze dos seus erros doutrinários excepcionais foram abaixo relacionados e constituem razões sólidas para que ninguém se filie aos Testemunhas se quiser continuar apegado a verdade divina.

1. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM A DIVINDADE ABSOLUTA E SINGULAR DE JESUS CRISTO. As Escrituras demonstram que o Senhor Jesus Cristo é Jeová.

Isaías 41:4, 44:6, e 48:12 declaram que o atributo de ser o "primeiro e último" pertence a Jeová somente. Apocalipse 1:7-8,11,17 e 22:13-14 apresentam Jesus Cristo com exatamente esse mesmo atributo, fazendo dEle, portanto, Jesus Cristo, o Jeová dessas passagens, e de todo o Velho Testamento.

Isaías 45:22-25 fala de uma adoração universal, que um dia toda a humanidade prestará a Jeová. Filipenses 2:9-11 aplica esta passagem de Isaías a Jesus Cristo.

Isaías 44:22-23 apresenta Jeová como Redentor. Efésios 1:7 estabelece Jesus Cristo como esse Redentor.

Em Isaías 45:24 e 54:17 Jeová é a nossa justiça. Em 1 Coríntios 1:30 Jesus Cristo é a nossa justiça.

Isaías 43:11 reserva a Jeová somente a obra da salvação do homem: "Fora de mim não há Salvador." Tito 2:13 ensina que Jesus Cristo é o Salvador, estabelecendo-O, portanto, como o Jeová de Isaías, capítulo 43.

O estudante honesto das Escrituras há de ler, estudar e comparar os versículos acima apresentados.

2. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ ENSINAM QUE JESUS CRISTO É UM SER CRIADO - SIMPLESMENTE UM OUTRO DEUS.

Este erro doutrinário foi criado pelos Testemunhas de Jeová através de sua estúria Tradução "Novo Mundo". que apresenta João 1:1 da seguinte maneira: "E o verbo era um deus". Isaías nega este erro enfaticamente em 43:10, 44:6 e 45:5,12, e prova que sua tradução de João 1:1 é ilegítima. Quatro vezes Jeová declara a impossibilidade de haver "um outro deus" ou "um deus" além dEle mesmo. Qualquer estudante honesto das Escrituras deve reconhecer a exclusividade única de Jeová.

3. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM A PERSONALIDADE E DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO.

Das muitas referências bíblicas que demonstram que isto não é verdade, João 16:13-14 é a principal. Oito vezes o Senhor Jesus se refere ao Espírito Santo usando o pronome pessoal masculino "ELE". A palavra grega "ESPÍRITO" é neutra mas o pronome empregado não é neutro mas masculino. Cristo estava teologicamente certo nisto, reconhecendo a personalidade do Espírito. Se o Espírito Santo não fosse uma pessoa, o pronome neutro é que seria usado e a gramática da passagem ficaria intacta. Jesus Cristo, o Filho de Deus, JAMAIS COMETEU UM ERRO.

Até a própria tradução "Novo Mundo" dos Testemunhas reconhece a personalidade do Espírito na tradução desses dois versículos. A divindade do Espírito Santo está claramente demonstrada nas referências abaixo que o estudante honesto deve estudar com todo o cuidado: Atos 5:3-4, 1 Coríntios 3:16, 2 Coríntios 13:14. Em 1 Coríntios 12:4-6 o Espírito Santo é chamado de Senhor, v. 5, e Deus, v. 6. Ao colocar Isaías 6:8-10 junto a Atos 28:25-27, toma-se evidente que o Deus de Isaías 6 é o Espírito Santo.

4. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE.

Embora a verdade da Trindade seja considerada divertida pelos Testemunhas, ela não obstante constitui parte da revelação de Deus. O estudante da Bíblia descobre que há uma Pessoa nas Escrituras, conhecida como Pai, que é Deus, Efésios 1:2. Há uma outra Pessoa nas Escrituras, chamada de Filho, Jesus Cristo, e que é Deus, Tito 2:13. Há ainda uma outra Pessoa chamada de Espírito Santo, que é Deus também, Atos 5:3-4. A palavra grega theos, "Deus". foi usada em relação a todas essas três Pessoas, concedendo assim a mesma divindade a cada uma delas. O estudante cuidadoso também nota o fato da Trindade em, Isaías 48:17, 28:19, 2 Coríntios 13:14. A conclusão é simplesmente que há um só Deus manifesto nas três Pessoas conhecidas como Pai, Filho e Espírito Santo e, considerando que cada uma dessas Pessoas é Deus, elas são iguais.

5. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM A RESSURREIÇÀO FÍSICA E CORPORAL DE JESUS CRISTO.

A sua falsa doutrina declara: "O homem Jesus está morto, só o Seu espírito ressuscitou." O testemunho de Jesus Cristo é completamente diferente, Lucas 24:36-45. Mesmo um exame superficial do v. 39 desfaz qualquer dúvida referente à ressurreição corpórea. Tomé encontrou-se com o Cristo fisicamente ressuscitado, João 20:24-29, como também os outros discípulos que comeram peixe com Ele, João 21:12-14. Paulo testifica a ressurreição física de Jesus Cristo em 1 Coríntios 15:3-19. Os guardas junto à sepultura. os principais dos sacerdotes e o Sinédrio jamais teriam ficados, em Mateus 28:11,15, se "apenas o Seu espírito ressuscitasse".

6. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM A VOLTA FÍSICA E VISÍVEL DE JESUS CRISTO.

Eles dizem: "Não devemos esperar que Ele torne a voltar como um ser humano". A volta fica mais adequadamente traduzida por presença e se refere à presença invisível do Senhor. Contrastando com isso, o estudante da Bíblia descobre que a verdade é que JESUS CRISTO VAI VOLTAR novamente, física e literalmente. Em Apocalipse 1:7, "todo o olho o verá". Em 1 Tessalonicenses 4:16-17, "o Senhor mesmo...descerá dos céus" E em Atos 1:10-11, "assim virá do modo como o vistes subir". O testemunho dessas passagens é irrefutável.

7. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM A PRESENÇA DO CRENTE COM CRISTO APÓS A MORTE.

De acordo com 2 Coríntios 5:8, Filipenses 1:21-24 e Lucas 16:20-22, o crente, imediatamente após a morte, passa para a presença de Cristo. O corpo fica no solo, João 11:11-14, aguardando a ressurreição, 1 Coríntios 15:20-23, enquanto a alma e o espírito, agora separados do corpo, Tiago 2:16, entram no céu.

8. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ REPROVAM A ESPERANÇA QUE O CRENTE TEM DE IR PARA O CÉU.

João 14:1-3, Filipenses 3:20-21, 1 Pedro 1:3-5 e Apocalipse 3:12 são apenas algumas das muitas passagens bíblicas que falam da "esperança viva" de estar com Cristo para sempre.

9. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM A REALIDADE E ETERNIDADE DO CASTIGO FUTURO.

As Escrituras falam da realidade do inferno. O Senhor Jesus Cristo falou mais do inferno do que do céu e nos informou que o inferno é uma fornalha de fogo, Mateus 13:49-50, um lugar preparado para Satanás e os seus emissários, Mateus 25:41, de fogo que não se extingue, Marcos 9:42-48. Além disso, Ele insistiu no fato do inferno ser eterno. A palavra grega aionios, que traduz "aquilo que não tem fim". e que foi usada para descrever a vida eterna mencionada em João 3:16, e a eternidade de Deus em Romanos 16:26, foi deliberadamente usada por Cristo para descrever a duração do inferno, Mateus 18:8, e por João, em Apocalipse 14:11. Aionios não tem um significado duplo. Se ela quer dizer que Deus é eterno e a vida que o crente recebe é eterna, então deve significar que o inferno também é eterno.

10. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM A SALVAÇÃO PERFEITA DA CRUZ DE CRISTO.

Sem qualquer justificativa bíblica, os Testemunhas ensinam que o Milênio, os mil anos do reino de Cristo na terra, proporcionará a toda a humanidade, desde Adão em adiante, que ressuscitará, uma oportunidade, sob condições favoráveis, de receber a salvação eterna. Onde encontrar um único versículo bíblico que apoie tal coisa? O Senhor Jesus Cristo comprou nossa salvação na Cruz, Romanos 3:21-26, e resta ao homem crer e ser salvo, Efésios 2:8-9 e Atos 16:30-31. A salvação é totalmente a parte de qualquer esforço humano, Romanos 3:27-28.

11. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGAM O PATRIOTISMO E A CONTINÊNCIA À BANDEIRA.

As Escrituras ordenam aos crentes a serem cidadãos leais. O estudante cuidadoso verá isto em Romanos 13:1-7, 1 Pedro 2:13-15 e Mateus 22:21.

12. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ ESTÃO CONFUSOS QUANTO AOS 144.000.

Através de boas obras e esforço sincero um Testemunha de Jeová tem esperança de se tornar um membro do grupo dos 144.000. Nos dois capítulos em que foram mencionados os 144.000, Apocalipse 7 e 14, o estudante das Escrituras nota que os 144.000 são, realmente; Judeus das tribos, sem gentios entre eles, 7:4-8, são todos homens, 14:4, servirão durante a Grande Tribulação, 14:6-13, e não receberão a sua posição mediante obras mas serão designados por Deus, 7:3. Por mais que se force a imaginação. nenhuma interpretação bíblica aceitável pode garantir a essa seita gentia posição entre os 144.000.

13. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ USAM UMA TRADUÇÃO DETURPADA DA BÍBLIA.

A Tradução "Novo Mundo" das Escrituras Gregas Cristãs é uma tradução desajeitada do Novo Testamento, que não tem nenhuma reputação entre os mestres do grego. A tradução foi alterada para se encaixar na heresia. Por exemplo. a palavra allos. "outro". não aparece no texto grego de Colossenses 1:16-17, mas foi inserida quatro vezes em sua tradução para que Cristo apareça ser parte da criação e, desse modo, se encaixe em sua doutrina que afirma ser Ele um filho criado, um outro deus. "?.porque por meio dEle todas as coisas foram criadas". Esta e dezenas de outras passagens tornam a tradução "Novo Mundo" em uma caricatura da Palavra de Deus.

14. OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ TEM UM SISTEMA DOUTRINÁRIO QUE SE BASEIA NAS INTERPRETAÇÕES DE CHARLES TAZE RUSSEL.

Em 1874. um camiseiro do Brooklyn, chamado Charles Taze Russel, anunciou que era dono da verdade. Em suas muitas obras Russel "não deixou quase nenhuma grande verdade ou doutrina fundamental não tocada com suas conclusões heréticas e injustificadas". Dr. Win. E. Biederwolf. Conforme um cuidadoso estudo pode revelar, as obras de Russel servem de base fundamental para a estrutura dos Testemunhas de Jeová. Atualmente os Testemunhas de Jeová estão seguindo as conclusões falidas de um patife que se divorciou de sua esposa, teve problemas com os tribunais e que enganou seus seguidores vendendo-lhes "trigo milagroso" a preço exorbitante, o qual ele proclamava que produzia 15 vezes mais do que o trigo comum.

15. 0S TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NEGLIGENCIAM A VASTA ÁREA DE VERDADES BÍBLICAS.

Uma análise cuidadosa dos diversos livros, panfletos, e revistas editados pela Torre de Vigia revela que apenas uma pequena porcentagem Bíblica foi por eles usada. Eles não citam mais de 7% das Escrituras, deixando o restante da Palavra de Deus não mencionada.

Receita caseira: “bacalhau alho e Azeite” – uma vida cristã agradável ao senhor.

Picture
Receita caseira: “bacalhau alho e Azeite” – uma vida cristã agradável ao senhor. Textos de apoio: Colossenses 4:6; Exodo 14:14; Romanos 5:5 2ª parte ... olá caro amigo leitor, estamos aqui mais uma vez para fazer deste pequeno espaço algo que possa ser interessante de ler, no entanto, mais do que isto queremos levar a todos uma mensagem aplicável em nossas vidas.

Hoje, é dia de “comermos bem”, então vamos pra cozinha fazer algo bom e saboroso, nada melhor que um peixinho. E como somos brasileiros colonizados primeiramente pelos portugueses, não poderíamos deixar de contemplar um BACALHAU bem GOSTOSO! (não sei porque o assunto de comida me apaixona, será que a motivação é o tamanho da barriga…)

Esta receita será exposta na integra logo abaixo. No entanto, quero esclarecer ao leitor(a) querido que usarei o modo de preparar o BACALHAU a base orientativa da nossa reflexão, a qual questionará a conduta Cristã, e, para tudo dar certo, temos que assumir o papel do peixe e aí veremos como Deus opera em cada um.

Venha não fique resistente, aqui a comida é boa, somos companheiros, e, gostamos de prosear bastante. Sim, esta é uma das características do povo da Catedral do Avivamento - Orlândia, então, sinta-se em casa, “rasta a cadeira e chegue mais prá cá...”

Particularmente gosto de fazer comida somente com receita, pois assim, tem alguém para levar a “culpa” se não der certo. Vamos lá para o receituário do nosso BACALHAU Alho e Azeite:

Ingredientes para Bacalhau ao Alho e Azeite: (RETIRADA DO SITE CONFIÁVEL)
½ quilo de bacalhau porto demolhado;
300 ml de azeite extra virgem (marca a escolher);
2 cabeças de alho;
Sal a gosto.

Modo de preparer – 5 ETAPAS :
1- Limpar o bacalhau, tirando toda a pele e espinha;
2- Forrar uma travessa com as lascas de bacalhau, salpicar com o alho picado, cobrir com azeite;
3- Fazer camadas, sempre cobrindo com azeite;
4- Cobrir a travessa com filme e deixar marinar na geladeira por 24 horas; e
5- Ajuste o sal depois de pronto. Servir com pão.

Aqui, começa também o nosso preparo dos comportamentos da vida cristã, a qual a todo o momento precisamos refletir.

Pois bem, se fossemos por hipótese o “BACALHAU” (imagine você produzindo o bom e agradável sabor para os que estão em sua convivência), e para cumprirmos nossa missão em produzir coisas saborosas aqui na terra precisaríamos primeiramente passar pelas Etapas descritas acima.

1- Limpar tirar pele e espinhas: certamente quando chegamos à presença de Cristo estamos com peles manchadas, máscaras, maquilagem tentando assim dissimular quem somos, pois bem, isto é diferente do que Ele projetou para nossas vidas. Vou ser mais claro, chegamos à Igreja aos pedaços sentimentalmente, com vícios diversos, emocionalmente acabados, com síndrome do pânico, depressivo, amargo na nossa natureza humana. Quando não já estamos condenados pela sociedade, porque temos uma pressa tremenda para julgar o alheio.

Observe bem, é assim que chegamos lá, mas os primeiros passos que damos na presença de Deus após aceitá-lo como nosso Salvador é a mudança de nossa pele, escamas são raspadas, abandonamos nossas espinhas da maledicência, dos vícios, dos maus costumes e começamos lentamente a ter um novo sabor na vida.

É muito comum pessoas que nos conhecem há tempos dizer, “nossa o que você fez está tão diferente, alegre, um rosto mais tranqüilizado, expressões menos congestionadas...” Aí sim, notamos o quanto nós estávamos deformado pelo efeito natural da vida, mas agora com Cristo fica diferente mesmo.

Acho que vou dar uma idéia para você que ainda não conhece e não aceitou Cristo como seu Salvador, antes de fazê-lo tire uma foto, após aceitar Ele como seu Salvador tire outra, em seguida compare e veja o que Deus fez na sua estética, será visível a expressão de felicidade que te acompanhará na sua trajetória de vida (faça o teste, você vai se surpreender).

Vamos lá para a receita, tirar nossos espinhos, nossa pele do “velho homem” não é um processo fácil, porque somamos ao longo do tempo vícios horríveis, mas Deus nos ensinará passo a passo uma nova conduta e no comparativo com o prato elaborado você se transformará em um bom “BACALHAU”.

2- Cobertura com o Azeite:

Bom esclarecer que simbolicamente na bíblia o Azeite é derramado sobre nós e foi deixado a nós como Consolar (é um prazer apresentar ao leitor o Espírito Santo de Deus), estamos debaixo desta cobertura do azeite “Romanos 5:5 2ª parte [...] porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado”. Caros leitores aqui começam as grandes diferenças de nossa vida, posso dizer isto de carteirinha, particularmente já tomei decisões desorientadas da vontade de Deus e colhi cada enrosco dores, descaso e por aí vai...

Caro leitor não podemos mais perder tempo, tempo, tempo [...] porque este não volta mais, olha que Deus quer te guiar, e, é fácil deixarmos as coisas nas mãos Dele, mas com a mesma facilidade também tiramos das mãos Dele, será que vocês concordam comigo?

Nossa natureza humana é difícil de ficar quietinha (ansiedade) e aguardar as coisas acontecerem por meio do Pai Eterno. Vamos para prática quando nos acontece algo logo falamos ainda que mecanicamente “ah isto colocarei nas mãos de Deus”, mas passam dois minutinhos e ai lá vamos “nóóóóóóóóóssss” ajusta lá, ajusta acolá e depois chamamos o Senhor em oração para tudo arrumar, assim não dá galera. Verdade somente a paciência de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo para em amor nos tolerar.

Cadê a cobertura do Óleo Santo? Eita naturezinha humana. Ah! Desculpa-me querido leitor, isto ocorre somente comigo...

Dê uma olhadinha na tua bíblia em Colossenses 3:15 1ª parte, deve estar mais ou menos escrito isto: “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração[...]” , isto significa que todas as coisas que fizermos o Espírito Santo nos sinalizará em paz o caminho a tomar, então, aguarda no Senhor teu Deus. Na vida cotidiana estamos na rotina tão acelerada, a multiplicidade das coisas por fazer no dia-a-dia tem nos tomado a razão. Há muito tempo que notei o quanto estava fora de uma rotina adequada.

Tenho certeza que agora mesmo você já deve estar incomodado para terminar logo a leitura, pois tem que ir lá, fazer isto e aquilo, porque se não vai acontecer coisas e coisas. Cuidado! O super ativismo pode deixá-lo em um estado que as pessoas falam comumente “estou estressado!!!”

Olha o que acontece: vamos que vamos, fechando aqui, abrindo ali, decidindo as coisas da nossa rotina como se fossemos o dono da VERDADE, não é assim? Agora, acho que podemos mudar um pouco tudo isto, espero que Deus por meio deste breve artigo, faça com que você olhe para Ele e comece a levar suas dúvidas das mais pequeninas até as mais expressivas para Ele.

A verdade é uma só, sofremos por falta de fé, notadamente Deus está pronto para lhe ajudar, orientar e eliminar o seu fardo que ora é pesado.

Estar na cobertura do Óleo Santo depende somente de uma “atitude sua”, pense nisto, observe sua vida e constate o quanto tempo já perdeu correndo atrás do vento.

3- Fazer camadas com o Azeite:
4- Cobrir com Azeite e deixar marinar na geladeira por 24horas:

Este é o momento em que Deus vai trabalhar na vida do homem na profundidade colocando-o em um formato de docilidade, confiança, maturidade e intimidade com o Pai. Mudará nossa vida por completo inclusive o nosso caráter.

Ressalta-se que neste último a ciência humana diz que nada pode mudar o caráter do homem, na contrapartida eu particularmente discordo, porque o nosso Deus transforma é tudo. A minha vida foi transformada na raiz, já presenciei mudanças de amigos que ao chegar-se perto de Deus ficaram atônitos, pois suas vidas foram transformadas. Não posso negar que viver na presença do Pai Celestial é bom demais.

Uma dica nesta altura do bate papo, não perca mais tempo, antes deste BACALHAU estar pronto, vai dobre os seus joelhos e fale com Deus, relate os seus sentimentos, não espere mais pare de sofrer, por vezes você olha para o lado e falta amigo, dinheiro, a boa palavra consoladora, pare tudo, vai lá ao interior do seu quarto e fale com o Papai do Céu é o único caminho para tua saída.

Ficar na cobertura do Senhor Deus, como podemos comparar a este prato que estamos montando é bom demais. Experimente...

5- Ajuste o sal depois de pronto. Servir com pão:

Quando falamos de sal, logo me vem à cabeça que o sal preserva os alimentos e neste caso não é diferente olha ai o “BACALHAU”, como também, dá sabor a nossa comida, observe a palavra do Senhor – Colossenses 4:6 “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um”. Agora é a parte mais difícil da nossa receita, pois, sim, a língua é um órgão tão pequenino, mas tão devastador se mal utilizado, possivelmente contaminamos nossa vida em detrimento alguns laços que fazemos com a nossa boca.

Utilizar palavras desordenadamente é por demais perigoso, este é o grande desafio nosso. Parece-me que as coisas negativas nos atraem com maior facilidade é só observar como os telejornais dão audiência (IBOPE).

Cuidar das nossas palavras é necessário, ainda que sejamos prudentes sempre nos escapa aqui e ali algo comprometedor. E aí que reside todo o perigo da nossa vida, porque fazemos laços no mundo espiritual sem ao menos percebemos. Nossas palavras podem destruir nossas próprias vidas, como também, as pessoas que nos rodeiam.

Cuidar da postura da nossa boca é dever não só dos Cristãos, mas sim, de todos. Já presenciei na vida mães que falam aos seus filhos assim: “Você não presta...; você vai morrer assim...; quando você casar você vai ver o que é bom pra tosse...; você é um maldito...; e, por aí vai.

Dê uma olhada nisto Êxodo 14:14 “O Senhor pelejará por vós, e vos calareis” é indicação máxima de Deus que temos que ficar quietos, silentes, ainda que estejamos em qual situação for, mas é tão difícil.

Caro leitor toda vez faço um estudo como este; a mensagem tem efeito primeiro na minha vida. Sou claro aqui que tenho muito que controlar minha boca para não pecar.

Hoje se houvesse uma classificação do meu grande desafio, seria este, ou seja, controlar mais minhas palavras para que delas saíssem somente virtude. Pois bem, aqui estou escrevendo e sei que o amigo(a) que lê estes breves comentários poderá fazer sua reflexão.

Como estamos controlando nossas palavras, será que há mesmo um sabor maravilhoso naquilo que falamos atualmente? Logo, percebemos a melhoria a cada dia. Tenho experimentado uma nova abordagem no meu dia a dia. Pergunto a mim mesmo quando estou conversando será que este assunto o qual estou tratando é edificante? Será que Cristo se estivesse aqui na forma humana estaria tratando deste assunto? Desta forma? Deste jeito? É assunto para falarmos? O quanto poderemos alterar nisto? Alguma coisa pode ser feito? Sim, ORAR.

Então caro leitor fica aqui uma dica para sua vida se assim posso falar, examina-te e responda para Deus se tua vida tem sido um exemplo em conduta principalmente com os seus lábios.

A resposta sincera virá dentro do teu coração, mas posso até imaginar que neste momento o amigo leitor possa concluir que tem muito para melhorar. Então vai e se aplique na vigilância criteriosa da sua língua, peça a Deus a cautela necessária.


Por fim, o nosso BACALHAU parece que está pronto, não podemos ignorar o risco de sairmos da cobertura do Óleo Santo – isto representaria algumas armadilhas e dores.

Use sim a tua boca em benção a cada dia olhe para alguém ainda que este venha te perseguindo e o abençoe. Duro né, mais possível, tente e verás a Glória de Deus em sua vida.


Tente, como se fosse uma construção do novo “ser” que há em você, se não conseguir vai até a Igreja Internacional da Fé, e peça orientação aos oque lá estão de braços abertos para lhe receber e te orientar.

Como sempre, escrevo demais, imagina o quanto eu falo, mas pelo amor de Cristo caro leitor, seja paciente com a minha vida, na próxima estarei mais sucinto.

VOCÊ É CABEÇA OU CAUDA?

Picture
 “E o Senhor te porá por cabeça e não por cauda e só estarás em cima e não debaixo, quando obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e fazer”. (Deuteronômio 28:13)

“O Senhor te porá como cabeça e não por cauda”. Você crê nisso? Eu o creio! Creio que o Senhor nos elegeu, nos predestinou para sermos cabeça, para fazermos diferença, para sermos líderes nesta geração, somos a nação santa, o povo adquirido, fomos escolhidos segundo o beneplácito de Sua vontade para sermos sal e luz. Creio que tudo o que pedirmos em nome de Jesus, crendo, receberemos. Creio que Deus é abençoador, que Ele é capaz de fazer muito mais do que aquilo que peço ou penso, creio que sou mais que vencedor e creio que todas estas promessas foram feitas para você também.

No entanto, não podemos ignorar os ardis daquele que é inimigo de nossa alma. Quando tentou a Jesus no deserto ele usou a própria palavra de Deus para convencê-lo a pular do pináculo do templo, conforme Mateus 4:6 no qual Satanás cita o Salmo 91:11. Assim, o uso da Bíblia pode ser muitas vezes distorcido para que ao pensarmos que fazemos a vontade de Deus na realidade nos afastamos desta vontade e terminamos dando ouvidos a fábulas construídas no reino das trevas.

Isto tem sido uma cruel realidade em nossos dias, a palavra tem sido usada para um evangelho espúrio, falso que não é nem de longe aquilo que o Senhor quer. Como tentou fazer com Jesus no deserto, Satanás tem usado a própria palavra para enganar o povo de Deus e, o pior, ao contrário do que aconteceu com Jesus, ele tem obtido sucesso e desviado a muitos. As palavras da Bíblia de prosperidade, curas e bênçãos são transformadas em um outro evangelho espúrio e mentiroso que Paulo chama de Anátema em Gálatas 1:8.

Dia desses ouvi de uma pessoa a alegação de que Jesus tomou 39 chibatadas representando as 39 enfermidades que existem no mundo. Assim, segundo eles o crente não pode ficar doente, pois Jesus levou sobre si as nossas enfermidades, representadas nessas 39 chibatadas. Só que há dois grandes equívocos nesta doutrina de engano.

Primeiro. Apenas os Judeus determinavam que se dessem no máximo 39 chibatadas, mas Jesus foi chicoteado pelos romanos que não tinham tal costume, assim ele pode ter levado mais do que trinta e nove chibatadas, ou menos, a depender do gosto do algoz. Portanto, não há como afirmar quantas chibatadas sofreu Jesus.

Segundo. O zeloso Timóteo ficou tinha uma enfermidade constante, conforme I Timóteo 5:23, e quanto a isto Paulo receitou apenas que tomasse vinho, ao invés de exortar Timóteo a “tomar posse da benção” conforme a teologia que hoje engana a muitos.

É sobre isto que eu refletir junto com você: sobre o verdadeiro significado de ser cabeça e não cauda, sobre o que significa fazer diferença no mundo, o que é ser próspero perante o Senhor, sobre o que, afinal, significa estarmos sarados.

Infelizmente, a igreja do Senhor tem sido enganada pela mais sutil armadilha satânica, que articula o engano como verdade bíblica, tal engano faz com que nós nos esqueçamos do nosso chamado, nos esqueçamos do nosso compromisso com evangelho de Cristo e corramos atrás do evangelho maldito de Mamom. Estamos no meio de uma geração de crentes mimados, como nunca antes na história, crentes que não suportam o sofrimento e que muitas vezes se revoltam contra o próprio Deus. Filhos que exigem, determinam, como crianças malcriadas. Dizem-se servos, mas no fundo o que desejam é dar ordens a Deus, manipular a vontade daquele que deveria ser o Senhor e colocam na boca de Deus promessas que Ele nunca fez.

Não estou falando que devamos viver de derrota em derrota como se isto fosse vontade de Deus. Estou falando de algo muito mais profundo do que isso. Estou falando de compromisso, de compromisso com Deus. Estou falando da necessidade de vivermos um evangelho que realmente reflita a vontade de Deus, um evangelho que faça diferença, a diferença de sermos cristãos em um mundo que jaz no maligno. E a diferença da qual eu falo não está na quantidade de dinheiro que temos, ou no bom emprego, não está na cura de enfermidades, nem está na prosperidade material. O verdadeiro evangelho não é dinheiro, nem fama, nem saúde física, embora estas coisas podem ser-nos dadas unicamente segundo a vontade de Deus.

A marca de ser do verdadeiro cristão é mudança de vida. E infelizmente temos presenciado inúmeros que ao se converterem só mudam em uma coisa: o hábito de ir à igreja, de preferência aos cultos de libertação, de cura e o de prosperidade. Mas em suas vidas não há transformação, e a medida desta transformação não é se ele conseguiu um emprego, ou se tornou rico, ou conseguiu a cura do seu corpo. Deus é gracioso e faz a chuva cair sobre justos e injustos. Em Lucas 17:11-19 Jesus curou dez leprosos, mas nove dos que receberam a benção continuaram longe do Senhor. No evangelho de João no capítulo 6, Jesus alimenta uma multidão, e esta multidão o segue aonde ele vai. No entanto, quando foram chamados para um verdadeiro compromisso, muitos disseram que duro era o discurso e desde então muitos se afastaram.

Jesus abençoou dez leprosos, mas apenas um foi verdadeiramente salvo. Jesus abençoou materialmente uma multidão, mas poucos foram os que permaneceram fiéis. Ser verdadeiramente cristão, ter a vida transformada, não está na cura física, se assim o fosse, os dez leprosos se converteriam, nem está nas bênçãos materiais, senão a multidão permaneceria com ele. Transformação de vida não é bens materiais, não é cura física, não é emprego, nem carro, nem casa própria, pois são essas coisas que o mundo deseja e se ocupa.

E eu pergunto a você: qual a transformação de vida que está havendo em você desde que aceitou Jesus? Aquele que é nascido de novo, que anda no espírito tem em si o fruto do espírito e Jesus nos diz em Mateus 7:15-20 que pelos frutos conheceremos aqueles que são dele. E o fruto do crente é descrito em Gálatas 5:22 – paz, amor, alegria, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio. Você está produzindo em sua vida este fruto?

Ser cabeça e não cauda é ter a vida transformada em Cristo Jesus, é viver em arrependimento. E como arrependimento é uma palavra cada vez mais rara no evangelho dos dias atuais. Dia desses ouvi uma entrevista de uma celebridade evangélica que antes de se converter vivia nas drogas, na exploração de mulheres, no adultério, nas bebedeiras, na blasfêmia contra Deus e esta celebridade que se dizia evangélica teve a coragem de afirmar com todas as letras que não se arrependia de nada do que tinha feito.

Arrependimento é a necessidade que nós temos de reconhecer de que precisamos do perdão de Deus, e este só é possível quando permitimos que o Espírito Santo aja em nossas vidas. Se você neste momento se sente tocado pelo arrependimento, saiba que é Deus falando com você. Arrependimento significa mudança de mente, significa que eu pensava de um modo, mas agora penso de outro, que agora meus valores mudaram, que agora não desejo mais trair minha esposa, que não desejo mais andar com marginais, nem me entregar às bebidas, nem à droga, que desejo me afastar do mal. Mas arrependimento não é só deixar de beber, de fumar, parar de adulterar ou abandonar as drogas, arrependimento é mais do que isto. Significa andar em paz com seu irmão, perdoar aqueles que te ofendem, significa que não quero mais enganar a mim mesmo nem levar uma vida vazia, significa que desejo me reconciliar com Deus, ter comunhão com Ele e chamá-lo verdadeiramente de Pai. Não o Pai distante que tenho tido até aqui, mas o Pai que está próximo e com o qual tenho comunhão total e perfeita.

Que tipo de evangelho você está vivendo? Um evangelho de santidade exterior? De quem não bebe, não fuma, não se prostitui? O que verdadeiramente está guardado em seu coração é de Deus? De que adianta não beber, não fumar, não se drogar, não adulterar e viver guardando ressentimentos e mágoas em relação a seus filhos, a seu esposo, ou esposa, em relação aos seus amigos, e seus irmãos em Cristo? De que adianta uma santidade exterior que não é reflexo do amor ao próximo e a Deus?

Vivemos um evangelho em que falta coragem para transformar vidas, para sermos profetas e levantarmos a nossa voz para denunciarmos o pecado, para buscarmos arrependimento e sermos verdadeiramente cabeça e não cauda. Que evangelho você está vivendo? Que nova vida você está vivendo? Que Deus tenha misericórdia do seu povo que está sendo cativo por falta de conhecimento (Is 5:13). Como temos desconhecido a Palavra de Deus! Como temos esquecido da Palavra do Senhor para vivermos de palavra de homem, que não conduz ao arrependimento, que não leva pessoas a uma nova vida baseada no amor ao próximo.

Estamos buscando uma santidade interesseira: “eu me santifico e Deus me abençoa”. Meu irmão Deus é bom e Ele não é comerciante. A Sua graça Ele não negocia, ele a dá. A santificação só é santificação para Deus quando é feita por amor a Deus.

Precisamos mais e mais buscar apaixonadamente a este Jesus que morreu por nós quando ainda éramos pecadores. Precisamos de um evangelho que transforme, de um compromisso com o Cristo encarnado, crucificado e ressurreto. Sem este compromisso tudo é vão em nossa vida. De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Você é valioso! Tão valioso que foi comprado a preço de sangue e sangue do próprio Deus. Você é especial e único e o Senhor te ama de tal maneira que nos deu do seu Espírito. E ele habita em você. Ser cabeça é andar nesta verdade, em novidade de vida.

Eu convido a você a ser cabeça! A viver a grandiosidade da fé a ter um encontro transformador com Cristo e se tornar mais que vencedor, não pelo padrão temporal deste mundo que passa, mas pelo padrão eterno de Deus que nunca se extingue. Te convido a uma nova vida em arrependimento de obras mortas, em reconciliação e perdão. Em amor a Deus e ao seu próximo.

AGRADANDO AO PRÓXIMO

Picture
Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação (Romanos 15.2).

Nessa passagem, o apóstolo Paulo estava falando que os fortes teriam de suportar as debilidades dos fracos. Eles deveriam agradar ao próximo no que fosse bom para a edificação, como fez o próprio Senhor Jesus – citado pelo apóstolo –, que não agradou a Si mesmo, mas deixou que as injúrias dos que ultrajavam o Altíssimo caíssem sobre Ele. Nosso viver deve ser um sacrifício vivo ao Senhor em todos os sentidos, não importando o preço a ser pago.

Quem é sábio tem a obrigação de ensinar aos que não o são. Da mesma forma, os fortes devem suportar as debilidades dos fracos. O Senhor falou que a quem muito for dado, muito mais lhe será pedido (Lucas 12.48b). A cobrança será maior do que o dom.

Há muita gente perguntando ao Senhor o que fazer para servir a Ele com sucesso. Sem dúvida, o primeiro passo é agradar ao próximo, o que, na verdade, vai muito além de cumprimentá-lo ou abraçá-lo. É preciso olhar para as direções bíblicas e praticá-las. Estamos vivendo um tempo em que as pessoas só pensam no que é melhor para elas. É cada vez mais difícil achar alguém que esteja consagrando-se ao Senhor para que Ele o use na edificação de outrem. Os dias em que vivemos até parecem aqueles que Paulo disse que seriam trabalhosos (2 Timóteo 3.1), pois, além de outros infortúnios, os homens seriam amantes de si mesmos. Para muitos, ficou fora de moda pensar em ajudar o crescimento de outras pessoas, e isso é muito ruim.

Cristo disse que os que nEle cressem fariam as mesmas obras que Ele fazia (João 14.12). Normalmente, pensamos apenas nos grandes milagres de cura, ressurreição e libertação. Mas imitar o Senhor, deixando as injúrias dos que desrespeitam o Pai caírem sobre nós, também é fazer as mesmas obras, bem como nos consagrar para que o Senhor faça de nós “alavancas humanas” para levantar tantos que estão caídos.

O Senhor, certamente, irá alegrar-Se com aqueles que fazem de seu viver um sacrifício vivo a Ele. Em vez de priorizarmos nosso bem-estar, que tal pensarmos no quanto a obra divina crescerá se os filhos de Deus forem edificados na verdadeira fé?

Jesus disse que quem desse de beber, ainda que fosse um copo de água fria, a um dos pequeninos discípulos, não perderia seu galardão (Mateus 10.42). Em Sua segunda vinda, Ele trará consigo uma recompensa para todos aqueles que fizerem algo em favor dos Seus.

Em Cristo, com amor,

MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO

Picture
 
“... a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.” (1Co.12:10,11);


1 João 4:1: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, PROVAI OS ESPÍRITOS se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.”

Comentar sobre os movimentos que presenciamos na igreja é bem difícil. E esta dificuldade existe quando principalmente as opiniões se baseiam nas emoções, nos momentos de êxtase emocional, na alegria efêmera, pois o “sentir” deu lugar ao “discernir”.

A empolgação devido ao impressionismo que certos comportamentos provocam, levam muitos a acreditar que muitas coisas provêm de Deus. E aí rotulam essas pessoas causadoras desses impactos emocionais de “homens ou mulheres de Deus cheios do poder”, “fogo puro”, e passam despercebidos de algo primordial na vida cristã: a transformação.

Muitos mudam de comportamento (hábitos, relacionamentos, convivências, etc.), mas não são verdadeiramente transformadas por Deus, pois as mudanças que acontecem se baseiam nos vários tipos comportamentais que muitas igrejas desenvolveram ao longo dos anos. As pessoas simplesmente seguem os padrões que decidiram adotar e ainda consideram suficiente para agradarem ao Senhor, já se sentindo transformadas até quando abandonam vícios como o cigarro e a bebida.

Claro que não podemos desconsiderar o valor de tais mudanças, porém muitos são aqueles que mudaram dessa forma e de outras mais e ainda continuam caluniando, fofocando, maldizendo, invejando, avarentos, gananciosos, críticos exagerados, preguiçosos, ignorantes, isolados dos outros, se aborrecem e se irritam com muita facilidade, não perdoam, não ajudam quem precisa, etc.

Infelizmente a maioria daqueles que observam estas pessoas sem conviver com as tais, pensam que são realmente gente transformada por Deus, principalmente quando elas vão regularmente à igreja, ao monte para orar, quando evangelizam ou se vestem e comportam de maneira diferente.

Vejamos o que a Palavra de Deus diz: “Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais. Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro? Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor.” (1 Co.5:9-13).

Isto significa que existem tais “irmãos” vivendo no seio da igreja que talvez mudaram a maneira de viver e ainda não foram transformados por Deus.

A verdadeira transformação vem de dentro para fora, as pessoas mudam seus comportamentos, seus hábitos assim como muitos que ainda não foram transformados... Mas, onde estará a diferença? A diferença se reflete na manifestação do FRUTO DO ESPÍRITO: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. (Gl.5:22,23). O Espírito Santo, na vida daquele que deseja ser transformado, que verdadeiramente reconhece as suas falhas que comprometem um bom relacionamento com Deus e com o próximo, que tem a convicção de sua dependência de Deus, que anseia por seguir os passos de Cristo e imitá-lo, Ele se manifesta com Seu poder transformador, levando o homem a praticar Seu Fruto.

MURMURAÇÃO

Picture

Murmurar
dicionário Aurélio.


1) Emitir (som leve, frouxo). 2) Dizer em voz baixa; segredar.3) Censurar ou repreender disfarçadamente e em voz baixa
4) Dizer mal; maldizer; conceber mau juízo.5) Falar (contra alguém ou algo); criticar.6) Conversar, difamando ou desacreditando.7) Produzir murmúrio ou sussurro; sussurrar.8) Soltar queixumes; lastimar-se em voz baixa; resmungar, resmonear.
Muitas vezes quando as coisas não saem do jeito que queremos e não entendemos o propósito de Deus, começamos a reclamar, é aí que erramos, pois reclamar não vai resolver o problema, não é assim que recebemos a vitória. Lembra do povo que passou quarenta anos no deserto por causa disso? Tem gente que murmura por costume, já esta acostumado e reclamar de tudo, e de todos, nada está bom pra aquela pessoa.
Vamos entender o que acontece quando murmuramos;

*Quando murmuramos, deixamos de dar testemunho, como cristãos.*Quando começamos a murmurar é sinal de que estamos duvidando de Deus.*Quando murmuramos damos brecha para o inimigo, e é isso que ele quer.
*Quando murmuramos é porque a nossa fé esta fraca.*Quando murmuramos saímos da presença de Deus, pois sua palavra nos diz claramente á respeito disso, isso não agrada a Deus.

E o que nos leva a murmurar?
*A ansiedade *A falte de fé *Falta de sabedoria *Falta de esperança (esperar com paciência) *Falta de conhecimento da Palavra de Deus.
Geralmente quando murmuramos nos esquecemos que o Deus que servimos é capaz de fazer muito mais do que pedimos, ou pensamos. Ele sabe das nossas necessidades e o que é melhor para nós, não adianta reclamar, acredite, não é a solução. Deus tem o melhor e se alguma coisa não deu certo é porque Deus não quis assim, pois tudo o que acontece é permissão de Deus, nada acontece sem a permissão de Deus.
Você se lembra da história de Jô? Perdeu tudo o que tinha ele poderia ter blasfemado como disse sua mulher, quando gritou; ?amaldiçoa este Deus e morre?. Porém Jô, não fez assim. Ele permaneceu fiel, mais do que isso, foi difícil para ele mais ele adorou ao senhor, ele adorou, é aí que está o segredo. E Deus deixou que o inimigo roubasse seus bens, Deus deixou que o inimigo o ferisse com chagas, e matasse os seus filhos. Mais ele não abriu mão de louvar ao senhor, Jô permaneceu fiel ao senhor.
Paulo e Silas na prisão, o que eles fizeram? Eles louvaram ao senhor apesar de estarem presos, acorrentados, ele não abriram mão do louvor, os outros prisioneiros os escutavam e certamente não entendiam como podiam estar cantando e por volta da meia noite, houve um terremoto tão grande que eles foram libertos, as correntes caíram, e eles saíram, foi assim que Deus os libertou, foi através do louvor.
A lição que podemos tirar disso é que devemos permanecer firmes, haja o que houver devemos louvar ao senhor, nos momentos de lutas e de vitórias, pois nosso Deus é fiel, ele cumpre o que diz e depois Jô recebeu do senhor a prosperidade.

Não murmure, mesmo que pareça difícil, mesmo que haja barreiras, lutas, adversidades, O que realmente importa é que Deus esta conosco, ele esta a nossa frente, pronto para nos guiar, pronto para nos proteger, ele é nosso pai, e assim como um pai ama seu filho e quer protege-lo ele também quer, ele também quer nos proteger, nos ajudar, o nosso Deus nos ama, ele provou isso quando deu seu único filho, para que hoje pudéssemos ser livres sem nenhuma condenação. Eu sei que é difícil não reclamar, ainda mais quando tudo parece difícil, quando parece que nada esta acontecendo, muitas vezes aos nossos olhos não vemos nada, mais nos não precisamos ver e sim crer, Deus esta no controle de tudo, deixa ele cuidar da tua vida, deixa ele fazer o melhor para você e comece também a fazer o melhor para ele, isto é, louvando, adorando engrandecendo o seu nome, em vez de murmurar vamos louvar ao nosso Deus.
Quando tudo parece difícil e sem saída , quando não há o que fazer, é aí que devemos levantar as nossas mãos para o céu e louvar ao senhor.
Entregue a tua vida aos cuidados do senhor, nós sabemos que muitas são as nossas aflições, mais o senhor nosso Deus tem poder para nos livrar, para salvar e libertar. E é difícil também não ficarmos ansiosos, é muito difícil, mais devemos descansar em Deus e confiar, basta confiar, nesse Deus que tudo pode.
Como cristãos muitas vezes somos também perseguidos mais Cristo também foi, ele foi perseguido e humilhado, mesmo assim não reclamou ele também foi fiel até o fim, e a morte não o venceu, pois ele vive e reina e esta pronto para ouvir as nossas orações, nos perdoar, nos salvar. Por isso vamos glorificar ao nosso Deus, não deixe as adversidades acabar com a sua alegria, matar a sua fé, os seus sonhos vamos adora-lo, pois é nas lutas que ficamos mais perto de Deus, é nesses momentos que podemos nos achegar, ter mais comunhão com o nosso pai, conversar com ele, sentir o espírito santo nos consolar, temos total liberdade de falar com Deus. Descansar em Deus, estar no centro de sua vontade. Mesmo se não entendermos o propósito de Deus, mesmo se não compreendermos o porque do silêncio, vamos permanecer fiéis, confiar, esperar, vamos louvar ao nosso Deus e no tempo certo nossa vitória vai chegar. Lembre-se que Deus sabe os desejos do teu coração, comece hoje a conversar com ele, e entregar o teu futuro a ele, pois nosso futuro a Deus pertence, somente a ele. E tenha uma vida de comunhão com ele. Comece a dedicar a sua vida a Deus, e quando você menos esperar você vai ver a glória do senhor.

Mesmo sem entender o propósito de Deus devemos ser fiéis a ele, pois ele sabe o que é melhor para nós, entregue a Deus tua vida, tua casa, tua família, entregue tudo nas mãos de Deus, pare de  murmurar, mesmo que seja difícil, mais sua vida vai mudar, você vai ver.
E para sua meditação;
Mateus 8v26: Hebreus 11v1: Salmos 121v1-2

O CRENTE FORTE E O CRENTE FRACO

Picture

 "Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes". (Romanos 14:2)
O apóstolo Paulo nos mostra como é identificado o crente forte e o crente fraco. Aqui a fraqueza subentende-se por imaturidade, haja vista que Paulo fala que "UM CRÊ" que de tudo se "pode" comer. Vamos analisar este versículo:

"Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, QUE É FRACO, come legumes". (Romanos 14:2)

O que é fraco é justamente aquele que crê e se submete a proibições que não tem nenhum respaldo bíblico. O que se resume ao legume é o que CRÊ que não pode comer outras coisas. Sua crença é num dogma que para Deus não faz diferença alguma.

Em Marcos capítulo 7 o Senhor Jesus nos dá um exemplo da intolerância dos legalistas:

"Foram ter com Jesus os fariseus, e alguns dos escribas vindos de Jerusalém, e repararam que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar. Pois os fariseus, e todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente; e quando voltam do mercado, se não se purificarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como a lavagem de copos, de jarros e de vasos de bronze.

(Note que eles observavam vários dogmas - as tradições dos anciãos)

Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar? Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim; mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens".

O que vemos acontecer entre alguns cristãos que se acham "mais santos" que os outros é bem parecido com o que ocorreu em Marcos 7. Este direito de julgar quem anda ou não em santidade não foi dado a nós.

"Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão?" (Romanos 14:10a)

Não está no ofício do cristão definir níveis de santidade, mas este julgamento chega as narinas do alíssimo como uma "fumaça".

"E dizem: Retira-te, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. Estes são uma fumaça no meu nariz, um fogo que arde todo o dia". (Isaías 65:5)

Os conceitos humanos sobre santificação não estão dizendo nada para Deus. Todas as nossas justiças são como trapo da imundícia. (Isaías 64:6)

Que nós não venhamos a nos achar "fortes" aos nossos próprios olhos, pois como o apóstolo Paulo mesmo confessa, quando ele achava que estava forte, ele estava fraco. (2 Cor. 12:10) Mas que sejamos a cada dia mais e mais leais a PALAVRA DE DEUS, e só a ela resumir nossa fé, para alcançarmos a verdadeira santidade.

"E eu, irmãos, apliquei essas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós, para que, em nós, aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro". (1 Coríntios 4:6)


 

 

PORQUE ORAR?

Picture
 Textos I Tss 5.17 Orai sem Cessar
Filipenses 4 6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
A oração nunca falhou. O Próprio Senhor Jesus quando esteve na terra durante o seu ministério usou esta arma extraordinária para combater o inimigo, destruindo fortalezas, derrotando enfermidades, e reduzindo as forças dos demônios a nada, nenhum guerreiro do Senhor, nenhum Cristão que se dispõe a batalhar poderá ficar sem essa parte da arma que é a ORAÇÃO.
É através da ORAÇÃO que nós colocamos nossas ansiedades nas mãos de Deus, crendo que Ele é poderoso para nos dar paz interior, e resolver nossos problemas da melhor maneira possível para nosso crescimento espiritual.



I - ORAI SEM CESSAR É ORAR CONTINUAMENTE
Em Lc 18.1 - E CONTOU-LHES também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer.
A oração é a única forma de nos comunicarmos com Deus. Ele fala ao homem por meio da Bíblia, do Cântico etc.
A – Porque orar sem cessar?
• Porque Deus merece que sempre compareçamos a sua presença, para diante dEle derramar a nossa mais sincera e profunda gratidão, por todos os favores de sua graça para conosco (Sl 103 1-3).
• Porque sempre temos por quem interceder ( Ef 6.18).
• Para sempre estarmos avivados, alegres e eficientes na obra de Deus (I Co 15.58).
• Porque as aflições são presente (Jo 16.33).
• Porque dependemos de Deus e Ele sempre tem o que precisamos (Jr 3.33).
B – Em que consiste o dever de orarmos?
Jesus ensinou orar sendo Ele o maior exemplo de Oração... Jesus era um homem de oração.
Hb 5.7 O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.
C – Obstáculos a uma vida de oração
Entre os obstáculos mais comuns destacam-se os seguintes;

1- A dúvida – Tg 1.6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
Mc 11 .23,24 Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.
Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, creia receber, e tê-las-eis.
2 – Indisposições para perdoar. Mc 11.25 E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.
3 – Iniqüidade no coração.
Sl 66.18 Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá;
O Salmista tinha a consciência de que se permitisse que a iniqüidade assaltasse e dominasse o seu coração, as suas orações jamais seriam atendidas pelo Senhor. Esta descoberta diz respeito a nós os crentes de hoje, também.
4 – Orar fora da vontade de Deus.
I Jo 5.14 E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
5 – A falta de perseverança.
Dn 10 12,13 Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.
Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.
D – Como a Igreja deve orar?
Devemos orar ao pai (Mt 6.9; Jo 15.16). A Igreja deve orar em nome de JESUS (Jo 14 13,14; 16.23,23).
A Igreja deve orar com interseção do Espírito Santo (Rm 8.26; Ef 6.18).
A igreja deve orar com fé (Mt 21.22).
E – O que acontece quando a igreja ora ou o resultado da oração.
Abre a porta da evangelização (At 16.25; Cl 4.3).
Abre a porta da Prisão (At. 16.25; 12 .5,7).
Abre as portas dos segredos de Deus (Jr 3.33)



                                              

VENCEDOR

Picture
Disse o Senhor Jesus: “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos Seus anjos.”(Apocalipse 3.5)

Por outro lado também está escrito: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.”(Efésios 6.13)

Vemos então que, para sermos salvos, é preciso vencer até o final; vencer as armadilhas do diabo que, dia a dia são preparadas contra nós; vencer o pecado, os sentimentos de tristeza, de desânimo, de mágoa, etc.

O diabo trabalha em cima dos pensamentos e da palavra, e muitas vezes, da Palavra de Deus, por exemplo, quando na tentação no deserto, tentou o próprio Senhor Jesus, dizendo “está escrito”.  O diabo sabe que seremos servos de quem ouvirmos a voz, então ele luta com todas as forças e ao mesmo tempo com toda a sutileza para nos enganar e nos dominar. O combate que o verdadeiro cristão trava para a sua salvação é a luta ininterrupta contra as dúvidas, o medo, as preocupações e ansiedades que vem com ímpeto contra a sua fé. Por isso, o cristão precisa viver em vigilância e oração constantes, a fim de resistir a tudo o que tentar neutralizar a sua confiança em Deus. Sabendo que o diabo trabalha principalmente com a palavra de dúvida, é de suma importância que a eliminemos, qualquer que seja, por menor que seja, através do exercício de confissão daquilo em que cremos, isto é, a Palavra de Deus. Temos então que resistir a todos os pensamentos contrários à Palavra de Deus. Adão e Eva caíram quando ouviram a palavra do diabo que era oposta à de Deus.

Dúvidas geram dúvidas e esse é justamente o caminho usado pelo diabo para tentar destruir os cristãos. O diabo sabe que: “O que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.”(Tiago 1.6-8).

Então, se o diabo conseguir colocar a dúvida através dos pensamentos contrários à Palavra de Deus, conseguirá também impedir a pessoa de receber o que quer que seja de Deus.

Se sabemos que somos servos daquele a quem obedecemos a palavra e que também está escrito que: “Aquele que é vencido, fica escravo do vencedor.”(2 Pedro 2.19), entendemos agora porque muitas pessoas estão aparentemente corretas diante de Deus, tendo abandonado o diabo e a podridão deste mundo e, ainda assim, continuam sendo escravos dos problemas e fracassos, pois estão inclinadas à palavra do diabo no que se diz respeito aos sentimentos como dúvida, medo, etc.

Por exemplo: Pedro estava frente a frente com o Senhor Jesus e andando sobre as águas por ouvir e acreditar na palavra Dele, e começou a afundar ao dar ouvido às dúvidas trazidas pelas circunstâncias; ou seja, mesmo estando frente a frente com o Senhor Jesus, por dar ouvido à palavra do diabo, à dúvida, começou a afundar, não conseguindo assim, completar a caminhada (Mateus 14.28). É preciso praticar a Palavra de Deus no que se diz respeito à santificação, à comunhão, assim como no que se diz respeito à fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus.

Quando vencermos os pensamentos contrários à Palavra de Deus ou contrários à fé, ou seja, contrários à certeza de que a Palavra de Deus vai se cumprir em nossas vidas, aconteça o que acontecer, então vencemos o resto. O Senhor Jesus disse que as Suas Palavras são espírito e verdade. Quando lemos diariamente a Palavra de Deus, estamos alimentando o nosso espírito com o Espírito de Deus. É a partir daí que a energia de Deus faz o nosso ser brilhar e impor nossa positividade na sociedade negativa em que vivemos. Em vez de sermos envolvidos pelas forças negativas, nós é que a expelimos do nosso convívio, e então cumpre-se a palavra do nosso Senhor, quando disse: “Vós sois a luz do mundo.”(Mateus 5.14).

O diabo sabe então que, nos afastando da Palavra de Deus, nos afastará da fé pura e também da comunhão com Deus, pois o ser humano foi criado à imagem de Deus, e por isso, ele também é constituído de uma trindade: corpo, alma e espírito. E assim como o corpo físico se alimenta de alimentos naturais e a alma, de amor; também o espírito só se alimenta e se desenvolve através da meditação da palavra de Deus. O espírito humano é a base do corpo e da alma, da mesma forma como os alicerces são a base de uma casa. Se ele está bem fundamentado na Palavra de Deus, então a alma e o corpo terão apoio para se desenvolverem plenamente, cada um com seu alimento próprio. E é a partir daí que a criatura humana volta a ser perfeitamente segundo à imagem de Deus. Mas, se essa ordem natural não se estabelecer, então toda a estrutura da vida humana estará em risco de sobrevivência. E é exatamente nesse aspecto que o diabo tem obtido vantagens sobre a humanidade, pois sabe que o espírito humano alicerçado fortemente na Palavra de Deus, consequentemente dará condições para a alma e o corpo. O diabo, então, procura distrair a alma com entretenimentos e satisfazer aos  caprichos da carne com pecados, para tentar impedir que o espírito venha ter alguma pretensão na meditação da Palavra de Deus. Também há o caso daqueles que fazem como Marta (Lucas 10.40-42), que se entregam aos afazeres profissionais ou pessoais e sempre tem o tempo completamente tomado, deixando o alimento do espírito sempre para depois, e consequentemente, tornando-se cada vez mais fracos e escravos dos sentimentos malignos, dentro da igreja, dentro da religiosidade, porém, fora da comunhão com Deus, como a igreja de Laodicéia, onde Jesus diz estar do lado de fora, batendo à porta, querendo entrar. Veja que ele está falando com toda a igreja, e não com pessoas de fora.

Por isso o Senhor Jesus nos ensinou a vigiar, essa é a única maneira de permanecermos de pé, em comunhão com Deus. Enquanto estivermos vigiando, estaremos em comunhão com Deus e exercendo a fé plenamente.

“Não tendes limites em nós, mas estais limitados em vossos próprios afetos.” (2 Coríntios 6.12).

O nosso maior inimigo somos nós mesmos.

 


A JANELA DA ALMA

Picture


Provérbios 4: 20 a 25
20. Filho meu, atenta para as minhas palavras; inclina o teu ouvido às minhas instruções.
21. Não se apartem elas de diante dos teus olhos; guarda-as dentro do teu coração.
22. Porque são vida para os que as encontram, e saúde para todo o seu corpo.
23. Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
24. Desvia de ti a malignidade da boca, e alonga de ti a perversidade dos lábios.
25. Dirijam-se os teus olhos para frente, e olhem as tuas pálpebras diretamente diante de ti.


 

Aprendo que são as pequenas concessões que causam grandes estragos. Ninguém se torna um assaltante do dia para noite, ninguém começa a vida de crime roubando um grande banco, se começa furtando as pequenas coisas, e isto nos mostra que são coisas aparentemente pequenas que nos leva ao fundo do poço.

 “Sua janela esta suja? Havia uma mulher que adorava cuidar da vida dos outros e chamava seu marido pra ver os lençóis do varal da vizinha... olha lá querido como estão sujos encardidos... nossa ela nem lava direito... o marido ficava em silencio... no outro dia a mesma coisa... falava mal dos lençóis da vizinha e das roupas brancas... Um dia ela olhou e até esfregou os olhos e não acreditou no que via... comentou... milagre, a vizinha enfim aprendeu a lavar as suas roupas... o marido respirou fundo e disse... nada disso sua fofoqueira é que eu limpei A janela aqui de casa que estavam super sujas...E você??? Como estão as suas janelas???”

A PRIMEIRA JANELA DA ALMA

AS SUAS MÃOS
        Sl 28:4 “Retribui-lhes segundo as suas obras e segundo a malícia dos seus feitos; dá-lhes conforme o que fizeram as suas mãos; retribui-lhes o que eles merecem”.
Neste relato o salmista esta dizendo que Deus retribui segundo o que tem feito tuas mãos, ainda no salmo 24, vemos o salmista perguntar e responder: “Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade...” Isso me deixa preocupado, pois onde estamos metendo nossas mãos, pois das mãos temos o tato, e o tato é uma maneira de sentir. Hoje os cristãos estão perdendo o tato das coisas de Deus, estão metendo a mão em cumbuca que não conhecem.


As mãos que deveriam segurar a espada que é a palavra de Deus estão segurando sangue alheio, pedras para atirarem em irmãos mais fracos, ao invés de estenderem as mãos para ajudarem. Sim suas mãos são janelas da alma e estão sujas roubando a Deus, pois assim diz em Ml 3:8, roubará o homem a Deus, todavia me perguntais em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Estamos roubando a Deus e gastando do tesouro de Deus.

A SEGUNDA JANELA DA ALMA

SEUS OUVIDOS
        Jr 38:20 – “Ouve, peço-te, a voz do Senhor, conforme a qual eu te falo; e bem te irá, e poupar-se-á a tua vida”.

        Quando damos ouvidos a voz do Senhor sempre iremos nos dar bem. Eu poderia citar várias passagens em que o próprio Deus chama o povo para que dêem ouvidos à sua palavra, pois isto é benção.
A TERCEIRA JANELA DA ALMA
SEU NARIZ
        João 11.39 – “Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque está morto há quase quatro dias”.

        Este é o relato da ressurreição de Lázaro, o amigo de Jesus, e quando o Senhor manda tirar a pedra, a irmã do morto está preocupada com o mau cheiro. Talvez fosse só isso que Marta conseguia sentir maus cheiros, e mais me parece um crente urubu. Hoje tenho visto um povo que não gosta de verdades, e se o pregador fala a verdade eles dizem: “esta mensagem não foi para mim”.

        Estão perdendo o olfato, já não conseguem sentir o perfume do Espírito Santo, e quando estão em um culto ficam insensíveis ao perfume que está sendo distribuído, suas narinas estão cheias de sujeiras, e não se preocupam em limpá-las.

        Se você não está sentindo o perfume é que necessita de uma lavagem e esta mensagem veio para te ajudar a se livrar de sujeiras que te impedem de ser abençoado. Sim com toda a certeza seu nariz é uma janela de sua alma, e eu te pergunto o que você está cheirando? PECADO, cuidado sua janela está suja.


A QUARTA JANELA DA ALMA
SUA BOCA
        Pv 18:21 – “A morte e a vida estão no poder da língua”... Este é um mistério que muitos cristãos ainda não perceberam, usam suas língua para ferir seus irmãos, igrejas que mais parecem um galinheiro de fofoqueira, bocas que foram feitas para louvarem a Deus estão servindo ao diabo.

        Cuidado meu irmão, cuidado minha irmã, sua língua é semelhante a língua de Deus e não a língua de serpente, use ela como uma ferramenta para o reino de Deus.

        Não bastasse, a palavra de Deus nos fala que a boca fala do que o coração está cheio. Agora eu te pergunto do que a sua boca anda falando? De sua boca só sai palavras torpes, palavrões, besteiras. Como você tem tratado aqueles que estão perto de ti? Com palavras que machucam? Cuidado!

        Sim, a sua boca é uma janela para sua alma, e se sua janela estiver suja sua alma estará contaminada, por isso eu te convido a continuar nesta mensagem, mas lembre-se, sua língua pode dar vida e poder matar. O que sai de sua boca edifica ou está matando, cuidado, sua boca sem dúvida é uma janela de sua alma.


A QUINTA JANELA DA ALMA
SEUS OLHOS
        Mt 6:22 - “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz”.

        Esta janela talvez hoje seja a mais suja entre o povo de Deus, pois querem primeiro ver a novela, e depois sair para o culto, chegam nas igrejas atrasados e querem ser abençoados, idiotas, não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus, pois Deus não compactua com pecado, e seus olhos têm somente observado coisas pecaminosas, e seu corpo não é luz, mas trevas, pois estes são os verdadeiros cegos, estão na luz da igreja, diante da luz da palavra, recebendo a luz da oração do pastor, e não conseguem enxergar um palmo a frete do nariz.

        Seus olhos estão contaminando seu corpo. Hoje o diabo não quer que os crentes saiam da igreja, para o diabo é mais negócio que ele fiquem dentro das igrejas, porém devem ficar contaminados, pois assim podem contaminar a outros ou matar alguns que tentem se opor.

CONCLUSÃO
        Eu poderia falar muito mais sobre cada tópico, mas vou deixar que o Espírito Santo fale ao seu coração e te faça entender que quando se fala em Jesus vindo buscar uma noiva de vestes brancas, estamos falando de coisa séria.

        Por isso eu te convido a pedir um banho no sangue do Senhor, um big de um belo banho no sangue do cordeiro que nos purifica de todo o pecado. Certamente eu não sei como estão suas janelas, mas deus sabe, e neste dia pedirei para que Ele pegue a bucha que esfrega e remove a sujeira, que é o Espírito Santo, e o sangue do cordeiro e junto lavem as JANELAS DE SUA ALMA, mas você precisa se entregar aos cuidados do Senhor, então Ele fará de você uma outra pessoa.

A QUEM DEUS PROCURA?

Picture
QUEM DEUS PROCUROU QUANDO ELE PRECISAVA DE ALGUÉM?
1. Gênesis – 6: 9, 14 – Um homem justo para construir uma arca.
        Havia pecado na terra, mas não um pecado qualquer, pois a humanidade havia se contaminado até ao tutano pelo pecado da carne. E Hashem viu que aqueles que habitavam a face da terra deveriam morrer, mas não sem que lhes fosse dado a chance de mudarem de vida. Então Ele olha da janela do céu procurando um homem que fosse JUSTO, para pregar a verdade e construir uma arca para aqueles que aceitassem a palavra, e assim se salvarem. Então Hashem achou Noé, que do hebraico significa descanso, calma, tranqüilidade.
        Os olhos do Senhor ainda procuram os justos para se assentarem na mesa do Senhor no dia do juízo final e junto com Ele julgar as nações.
2. Números – 12: 3 – Um homem manso para tirar Israel do Egito.
        Os tempos se passaram e o povo escolhido por D’us agora era escravo em uma terra promiscua, pois já naquela época os Egípcios adoram mais de 2.000 deuses, incluindo deus rato e deus rã. Então Hashem precisa de alguém que seja manso para tirá-los de lá, e ao mesmo tempo seja manso para enfrentar Faraó, manso para esperar a hora certa e manso para aceitar as correções dEle.
        Então o Senhor achou Moisés, que tem como significado de seu nome, retirado das águas, e agora eu te pergunto. O que se retira das águas? Vida. Sim! Somente a mansidão da vida que há nas águas poderia liderar um povo humilde.
3. I Samuel – 16: 11 – O menor para substituir o rei.
        Com o passar dos tempos os contextos vão se modificando, e agora chegamos a um momento delicado. O povo pediu e D’us lhes deu um rei, que se chamava Shaul que do hebraico significa, pedido, solicitado, porém este desagrada a Hashem que manda o profeta Shamuel ungir um novo rei. D’us precisava de um novo rei para substituir àquele que foi pedido por homens, por um que seria segundo ao coração de D’us, e achou um pequenino, o menor para substituir o maior. Veja que a ótica de Hashem é invertida.
        Ele viu David, que significa amado. Seja humilde, se fazendo pequeno, então será um amado de D’us. E este foi o maior monarca da história dos Judeus.
4. Juízes – 4: 1-17 – Uma anciã para comandar um exército.
        Um homem mal chamado Sícera, estava atormentando Israel, e o povo já começava a se estremecer, e Baraque, que significa trovão, comandante do exército Israelense, também já tremia, mas a juíza da vez era a profetiza Débora, que traduzido significa, a abelha, nos mostrando que mesmo sabendo fazer mel, também tinha um ferrão preparado para os inimigos do povo de D’us. Mesmo sendo da idade de 90 anos, ela foi junto com Baraque para a guerra e venceu, por que era uma vencedora.
        Em Déborah encontramos a coragem ainda que tardia, a fé ainda que cansada, o amor ainda que amargurado, a força e a virtude de uma anciã.

5. II Reis – 5: 1-3 – Uma menina para falar com um general leproso.
        Havia um grande general Sírio que estava leproso, e que embora todas as suas vitórias, quando chegava em sua casa e retirava suas roupas, então se revelava um derrotado. Mas o Senhor precisava de alguém que com toda simplicidade e sinceridade revelasse que só D’us pode fazer milagres verdadeiros e duradouros. E somente uma criança, ainda que escrava poderia transmitir uma mensagem que convencesse o general a buscar a cura de sua vergonha. Eu perguntei a Hashem o porquê não nos revelar o nome daquela criança, então Ele me respondeu revelando o nome do general Naamã, que significa criança meiga.
6. Neemias – 1: 11 – Um copeiro para reconstruir Jerusalém.
       Tudo ia bem, no palácio do rei Ataxerxes, até que alguns judeus vieram de Yerushalem, trazendo uma má noticia, Jerusalém havia sido destruída, e isso entristeceu o coração de um homem simples, Chamado Neemias, que com a notícia ficou desconsolado, assim como o próprio D’us. Mas eu sempre digo que meu Senhor sempre brinca com as palavras, pois o nome Neemias do hebraico significa D’us consola. E assim Hashem levanta esse então copeiro para ir a Yerushalem e reconstruir a cidade sagrada, dando a história um novo contexto.
7. Ester – 4: 16 – Uma mulher para jejuar por seu povo.
        O povo estava amedrontado com as ameaças de morte de um homem endemoniado chamado Hamã, que por inveja tentava destruir os judeus, e com suas trapaças consegue um decreto para matar todos os judeus.
        Mas ninguém pode destruir os planos que D’us traçou para seu povo na face da terra, pois muitas vezes o nosso inimigo acha que o Senhor vai levantar um grande homem, e ele se engana, pois Hashem não trabalha com forma ( de pizza), mas com formas (matemáticas). Então o Senhor levanta uma mulher que se chama Ester, que significa estrela, que não tem medo de morrer, para jejuar e interceder pelo povo, virando a história de cabeça para baixo, pois quem estava condenado a morrer, agora pode viver e ainda vê a morte de Hamã, na forca construída por ele próprio.

    CONCLUSÃO
Ø
        Faltaria-me tempo para ainda falar de quem D’us procura como:
. Um menino para ser profeta;
. Um menor para livrar Israel do Midianitas;
. Uma pecadora para transmitir uma grande notícia;
. Um pescador para pescar almas;
. Uma virgem para engravidar-se;
        E tantos outros que só pela misericórdia do Eterno poderiam ser chamados para uma nobre missão.
        Por isso não fique se lamentando por achar que não é um privilegiado, pois se D’us chamou todas essa pessoas, com certeza Ele também já chamou a você para fazer a obra que Ele deixou para que fizéssemos, agora levante a cabeça, e ponha a mão no arado, Ele já te chamou e os capacitou.
        Sempre falamos que muitos são chamados, mas poucos os escolhidos. Você pode ser só chamado, pois estes são aqueles que não querem trabalhar, ficaram sós no chamado. Existem os escolhidos, estes são aqueles que se esforçam para dar continuidade na obra de Deus, mas em meio a lutas muitos param e desistem da labuta. Mas existe uma outra classe de pessoas que D’us procura, e estes, Jesus revelou para a mulher samaritana relatado no evangelho de João. Veja:
João – 4: 23
23. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
        Saiba que a estes os quais acabamos de estudar são os que D’us procura. Não deixe que menosprezem a você, pois Ele, o Todo Poderoso quer te usar para salvar vidas e trabalhar na ceara. Que Hashem possa lhe dar a força que necessita nesse momento, e que continue a peleja.

VOCÊ É CHEIROSO?

Picture
" Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem " ( 2Cor 2, 15 ).

O significado da palavra " perfume ", conforme o dicionário, é: " cheiro agradável exalado por uma substância aromática; produto feito de essência aromática ", ou seja, o cheiro agradável existe em virtude de uma substância aromática ou da essência, que compõe o perfume.
Conforme o versículo, somos o bom perfume de Cristo, isto é, somos cheirosos porque a substância aromática, que é Jesus, está em nós; logo, se não estamos cheirosos, é porque não há substância aromática, não há essência cheirosa em nós e, por isso, não exalamos um bom perfume.
Quando uma pessoa exala o bom perfume de Cristo, torna-se algo perceptível; geralmente, as outras pessoas gostam de estar ao seu lado e algumas até fazem questão da sua presença, pois sua conversa é sadia, seu jeito é humilde e sua presença transmite paz. Já, quando alguém não têm o bom cheiro de Cristo, é exatamente ao contrário pois sua conversa é cheia de malícias, seu jeito não é humilde e sua presença produz, no máximo, alguns risos.
Como sabemos, para se " notar " um perfume, basta senti-lo. Conosco, não é muito diferente. Ao contrário do que alguns pensam, para se transmitir o bom perfume ( Cristo ), não é necessário cantar, falar ou vestir-se muitíssimo bem, mas basta apenas viver, pois o perfume não se percebe pela sua aparência, seu som e muito menos pelo seu gosto, mas sim pelo seu cheiro. Sabe aquelas pessoas que usam aqueles perfumes que vão perfumando o ambiente por onde passam ?!? É exatamente isto que acontece quando exalamos o bom perfume de Cristo, naturalmente, as pessoas sentem - não é necessário um único esforço se quer.
Quando uma pessoa não exala o bom perfume de Cristo, geralmente, ela só atrai outras pessoas que estejam iguais e ela; essa é a lógica da chamada roda dos escarnecedores, são várias pessoas mal cheirosas juntas, que só não percebem o " mal odor " porque também exalão e estão acostumadas com ele.
Quando uma pessoa " cheirosa " se une emocionalmente a outra " mal cheirosa ", logo esta se sente incomodada pelo mal cheiro. Isto é exatamente o que acontece na união afetiva entre um crente com um não crente; a princípio, parece haver certa harmonia, porém, com o tempo, a diferença vai se tornando evidente e então começa a incomodar. Outra possibilidade é de, a pessoa cheirosa ( crente ), acabar perdendo seu perfume e ficar mal cheirosa também, então, terminar por se acostumar ao mal cheiro. Portanto, se você é crente no Senhor Jesus, não se permita passar por este incomodo, não corra o risco de acabar ficando mal cheiroso também - não vale a pena.
Como diz no versículo, o bom cheiro é de Cristo, não nosso, entretanto, a partir do momento em que o Cristão deixa de ter a Cristo, logo a essência cheirosa vai embora e, como conseqüência, vem o mal cheiro. Portanto, se há algum dom em nós, se realizamos nosso ministério com algum êxito ou se temos algum talento, não podemos nos esquecer de que esta virtude só existe devido a presença de Deus.
Que o bom cheiro de Cristo possa abençoar a todos que estiverem ao seu lado

"OS ATRASOS DE DEUS"

Picture
Por-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei ao meu pedido. Se tardar , espera-o, porque, certamente, virá, não tardará. Habacuque 2:1,2,3Normalmente para o ser humano uma das coisas mais dificil é ter que esperar, não gostamos de esperar, não sabemos esperar. vivemos em dias que tudo o que queremos tem que ser para ontem. quando temos que esperar, muitas vezes nós sofremos e nos afligimos, questionamos a Deus, achamos que Deus se esqueceu de nós como o salmista no salmo 13,1,2 quando ele diz: ATÉ QUANDO, SENHOR? ESQUECER-TE-AS DE MIM PARA SEMPRE?
Achamos que Deus esta demorando e na nossa precipitação muitas vezes agimos sem esperar a resposta de Deus. Ai vem as consequências das nossas desições apressadas e ainda temos a coragem de culpar a Deus porque as coisas não sairão como nós esperavamos.
Nesses dias de tanta agitação e correria, é de suma importancia nós colocarmos na nossa torre de vigia e como um verdadeira sentinela vigiar-mos para ver o que o Senhor dirá, que resposta teremos ao nosso pedido.
Temos que aprender a nos colocarmos na presença de Deus apresentando os nossos pedidos e também aprendermos a esperar pela resposta, mesmo quando julgamos que esta demorando.
O SILÊNCIO DE DEUS NÃO SIGNIFICA QUE ELE NÃO ESTA AGINDO, ELE SIMPLESMENTE TEM OS SEUS MEIOS DE AGIR QUE É DIFERENTE DOS NOSSOS, DEUS USA CAMINHOS DIFERENTES PARA QUE OS NOSSOS OBJETIVOS SEJAM ALCANÇADOS O TEMPO DE DEUS TAMBÉM É DIFERENTE DO NOSSO. DEUS VÊ AS COISAS DE UMA PERSPECTIVA DIFERENTE. ELE VISA SEMPRE O NOSSO BEM ESTAR ESPIRITUAL O Senhor responderá no seu tempo e a sua maneira , no versículo 2 Habacuque diz: RESPONDEU-ME O SENHOR E DISSE.
Davi no Salmo 40,1 diz ESPEREI COM PACIÊNCIA NO SENHOR, E ELE SE INCLINOU PARA MIM.
Mesmo Habacuque depois de se colocar na sua torre de vigia ele teve que esperar.
Aprendamos a esperar no Senhor aprendamos a esperar pelo SENHOR.
SE TARDAR ESPERA-O PORQUE CERTAMENTE VIRÁ , NÃO TARDARÁ,TUDO TEM UM TEMPO DETERMINADO POR DEUS INCLUSIVE OS NOSSOS PEDIDOS E AS SUAS RESPOSTA